Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Atividades físicas para idosos: como praticar da forma correta e melhorar a saúde

image-blog-atividades-saude

As atividades físicas na terceira idade são um importante recurso para a manutenção da saúde do idoso. Elas garantem muito mais do que melhorias funcionais ao corpo, mas também contribuem para o aumento da autoestima, bem-estar e disposição.

Os exercícios nessa fase da vida têm caráter preventivo e são ideais para lidar e superar dificuldades físicas próprias dessa etapa.

Benefícios da atividade física na terceira idade

Com o avançar da idade o corpo humano perde muito de sua capacidade. Por isso, os exercícios físicos surgem como uma excelente ferramenta para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Uma prática bem planejada, assistida e executada sem riscos somente tem a agregar à vida do idoso uma vez que as atividades auxiliam no combate de uma série de doenças como as cardíacas, pressão alta, colesterol, diabetes e obesidade.

Também melhoram o desempenho cardiorrespiratório, ajudando a aumentar o “fôlego” e a resistência para atividades mais intensas no dia a dia, como subir um lance de escadas ou uma caminhada um pouco mais longa do que o habitual.

As articulações também são beneficiadas com mais flexibilidade. Os músculos ganham maior resistência e a densidade dos ossos melhora.

Tudo isso, além de melhorar a mobilidade do idoso, também diminui significativamente os riscos de quedas. Caso um acidente do tipo aconteça a recuperação é muito mais rápida e eficaz.

Os exercícios para idosos fazem bem em todos os sentidos. Fazem com que o idoso ganhe mais segurança para executar tarefas que antes tinha medo promovendo a autoconfiança e garantindo a autoestima uma vez que o idoso sabe que é capaz de realizar tarefas sem precisar sempre de ajuda.

A prática correta das atividades para idosos

Antes de qualquer coisa, é essencial destacar que, em hipótese alguma, é recomendado que o idoso comece a desenvolver alguma atividade por conta própria. Todos os benefícios apontados anteriormente são obtidos com a ajuda de um acompanhamento qualificado que direcionará o idoso na prática correta dos exercícios.

Dentre as atividades voltadas para a terceira idade os alongamentos têm um papel especial. Eles ajudam o corpo a prevenir lesões e ganhar um melhor desempenho e mobilidade.

Há uma série de atividades que podem ser praticadas pelos idosos. A única observação é encontrar aquela que melhor atenda as necessidades de cada um. Dentre as mais recomendadas por especialistas destacam-se:

  • Musculação especializada;
  • Caminhadas;
  • Corrida leve;
  • Natação;
  • Ginástica geral;
  • Pilates;
  • Yoga;
  • Esteira;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Dança.

É claro que existem outros exercícios para idosos, entretanto, através desses mencionados é possível entender que há sempre uma atividade física que pode ser utilizada pelo idoso de acordo com seu perfil e necessidade.

Avaliação médica

Mesmo considerando todos os benefícios já mencionados é fundamental frisar que atividades físicas podem trazer alguns perigos para os idosos quando não há supervisão de um profissional e nem uma avaliação e recomendação médica.

Para garantir que todos os benefícios possam ser obtidos é essencial que o idoso faça uma visita ao seu médico e que o profissional que o auxiliará nos exercícios leve em consideração a avaliação e o histórico clínico do paciente antes de iniciar a nova rotina de atividades e exercícios.

Basta tomar esse cuidado e a atividade física na terceira idade se tornará algo fundamental e prazeroso na vida do idoso. Incentive!

Conheça mais sobre os serviços de cuidados com os idosos da Master Nursing.


Home Care