Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Atividades lúdicas para idosos: Dinâmicas para descontrair

Atividades lúdicas para idosos

A idade chega para todo mundo e disso qualquer um sabe. Agora nada melhor do que envelhecer feliz, concorda? É a melhor forma de viver longe de problemas e manter a saúde em dia. Mas, afinal, como divertir idosos? Quais são as atividades lúdicas e dinâmicas que servem para descontrair quem está na terceira idade?

Essas questões estão na mente de muitas pessoas que, como você, cuidam de idosos ou que convivem com um em casa.

Neste artigo você confere algumas atividades legais para idosos que são capazes de aumentar a felicidade da pessoa na terceira idade e fazer com que esse sentimento bom perdure por muito tempo.  Por isso, continue lendo e deixe a rotina dos idosos mais descontraída!

É difícil ser feliz na terceira idade?

Na maioria das vezes as pessoas que já passaram dos 60 anos são vistas pela sociedade como pessoas frágeis e que necessitam de cuidados especiais.

Mas, não é bem assim, certo? É claro que com o passar do tempo o corpo não responde mais da mesma forma, tanto fisicamente quanto mentalmente.  Entretanto, isso não é desculpa para deixar os idosos parados e não apostar em atividades lúdicas e dinâmicas para descontrair.

Até mesmo porque a falta de incentivos para o corpo e para a mente podem gerar muitos prejuízos e até mesmo doenças.

Essas atividades diferentes para idosos são fundamentais para evitar doenças como depressão, a qual tem como sintoma o isolamento, a falta de apetite e a tristeza duradoura.

Fique tranquilo, não é uma tarefa difícil deixar o dia a dia dessas pessoas mais alegre, basta ficar atento às dicas de como divertir idosos por meio de atividades como a dinâmica.  Veja:

Exemplos de dinâmicas para os idosos

Conheça a seguir dois exemplos de dinâmicas para ajudar na saúde de uma pessoa da terceira idade e ajude a transformar sua rotina:

1.     Mímica

Imitar algo sem poder falar nenhuma palavra parece uma brincadeira apenas para crianças, não é mesmo? Mas, fique sabendo que os idosos podem gostar muito desse jogo.

O principal objetivo é estimular a interação entre os próprios idosos e entre eles e outras pessoas de diferentes idades. Para a realização dessa atividade é necessário definir um tema, por exemplo, animais, e os idosos escolherem algum para fazer a mímica.

É claro que, dependendo do grupo, essa dinâmica pode não funcionar. Uma dica é pedir para quem estiver à frente da atividade dar opções para os idosos fazerem a mímica. Não custa tentar já que essa é uma das atividades legais para idosos.

2.     Trabalhos artesanais

Com o objetivo de exercitar a mente e a capacidade de aprendizado, os trabalhos artesanais são uma maneira sobre como divertir idosos. Fazer com que um ensine algo que sabe fazer para o outro é fundamental para exercitar o cérebro e deixar a rotina mais descontraída.

Esses trabalhos artesanais podem ser desde fazer tricô até dobraduras em papéis, por exemplo. Tudo para enfrentar os desafios da terceira idade e garantir a felicidade.

Portanto, se você souber de outras atividades diferentes para idosos deixe nos comentários! Além disso, não hesite em procurar um especialista no assunto, como os técnicos de idosos home care da Master Nursing  para tirar todas as suas dúvidas.


Home Care