Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Atividades estimulantes para pessoas com demência: 4 dicas!

Atividades estimulantes para pessoas com demência: 4 dicas!

Ao lidar com pessoas com demência, é essencial buscar atividades que sejam estimulantes, tanto fisicamente quanto mentalmente.

A demência é caracterizada pelo declínio das habilidades mentais, envolvendo principalmente o raciocínio e a memória.

Não existe uma cura definitiva para a demência, mas atividades estimulantes tendem a retardar o processo, colaborando em manter uma cognição saudável.

Se você que saber quais são as atividades mais recomendadas para pessoas com demência, continue lendo o nosso post!

4 dicas de atividades estimulantes para pessoas com demência

Separamos algumas atividades que têm a capacidade de estimular as funções básicas do cérebro como: memória, foco e raciocínio lógico.

Musicoterapia

A musicoterapia consiste na aplicação de técnicas que envolvem a audição, recriação de sons, tocar um instrumento musical ou compor uma música, todas com um objetivo terapêutico.

Essa atividade está cada vez mais sendo explorada, principalmente em casos quando é necessário gerar um aprimoramento do bem-estar.

O documentário americano Alive Inside retrata o uso da música em pessoas com demência, tendo como resultado a reativação de memórias e pacientes mais ativos.

Existem diversas maneiras de aplicar a musicoterapia, dependendo do estado da pessoa e da sua disposição.

Pode ser uma simples reprodução de músicas da época, promover um baile ou quem sabe até fazer com que o indivíduo toque um instrumento com o qual tenha familiaridade. 

Arteterapia

A arteterapia consiste em uma forma de aprimorar a expressão individual.

Através de teatro, pinturas, desenhos, dança ou escrita, a pessoa encontra maneiras de elaborar seus sentimentos, suas frustrações e seus desejos e ainda exercita o corpo.

A aplicação da arteterapia pode ser feita de diferentes maneiras, através de uma atividade livre ou guiada, como na reprodução de uma obra de arte.

O importante é ter paciência, uma vez que o indivíduo pode se perder durante a atividade e se sentir deslocado. Contar com o auxílio de um profissional é fundamental para orientar as atividades e acompanhar todo o processo.

Jardinagem

A jardinagem é uma ótima atividade estimulante para pessoas com demência, especialmente porque pode ser feita em diferentes fases da doença.

Pesquisa realizada na Universidade de Bristol aponta que o contato direto com a terra e as plantas aumentam a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, e fornece em média sete anos a mais na expectativa de vida.

A forma que a jardinagem será aplicada dependerá muito da condição em que a pessoa se encontra, podendo ser realizada em um pequeno espaço interno, plantando flores e árvores ao ar livre ou investir em uma horta caseira.

Atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para o bem-estar de pessoas em qualquer idade.

Quando falamos sobre atividades físicas para pessoas com demência é necessário alguns cuidados, como acompanhamento profissional e muita atenção para não causar lesões.

Uma leve caminhada, passear na praia, hidroginástica, pilates ou fisioterapia são algumas das muitas opções de atividades físicas disponíveis.

Além de liberarem serotonina, os exercícios ainda facilitam as atividades diárias, como trocar de roupa, escovar os dentes, tomar banho e se manter ativo e independente.

Em alguns casos mais sérios de demência, os movimentos básicos já estarão comprometidos, sendo fundamental contar com profissionais qualificados para auxiliar os pacientes neste momento.

A Master Nursing é uma empresa especializada em home care e tem como objetivo gerenciar serviços com qualidade, agilidade e confiabilidade.

Fale conosco e cuide de quem você gosta com carinho!


Home Care