Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Bem-estar na aposentadoria: como se manter ocupado?

Bem-estar na aposentadoria: como se manter ocupado?

Muitas pessoas chegam na terceira idade preocupadas com o seu bem-estar na aposentadoria, se sentindo tristes e improdutivas e esse não é um problema exclusivo do Brasil. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Assuntos Econômicos de Londres, a aposentadoria aumenta em 40% as chances de desenvolvimento de depressão.

Por essa razão, é essencial se manter ativo, ocupado e buscando sempre atividades estimulantes. 

Continue lendo e conheça algumas sugestões para não cair no marasmo.

Como ter bem-estar na aposentadoria?

Por mais aguardado que seja esse momento, a maior parte das pessoas não sabem o que fazer depois de se aposentar.

Essa falta de propósito e de planejamento faz com que os idosos se sentam perdidos, entediados e frustrados.

A chave para se ter bem-estar na aposentadoria é se manter ocupado com atividades que sejam prazerosas. Separamos abaixo as mais comuns, confira!

Realize um trabalho voluntário

Trabalho voluntário é uma ótima ideia para promover bem-estar na aposentadoria, principalmente se feito em grupo.

O voluntariado é uma forma de auxiliar diferentes causas e a sociedade em geral, trazendo benefícios tanto para a pessoa que é ajudada quanto para o voluntário.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan concluiu que os benefícios do trabalho voluntário incluem:

  • sensação de bem-estar,
  • felicidade,
  • aumento na qualidade de vida,
  • maior longevidade.

Procure uma ONG ou uma entidade que promova uma causa que o comova e abrace essa oportunidade de fazer do mundo um local melhor!

Inicie um projeto pessoal

Com a correria do dia a dia com trabalho, contas a pagar, filhos e netos, é difícil encontrar um tempo livre para desenvolver um projeto pessoal.

A aposentadoria é uma ótima oportunidade para, finalmente, começar esse projeto, seja ele escrever um livro, viajar o mundo, cozinhar, se alimentar de maneira mais saudável, ir para a academia diariamente, ter um blog ou simplesmente cuidar do jardim.

Cada um sabe qual é sua motivação e iniciar e desenvolver um hobby é essencial para o bem-estar na aposentadoria. Por isso, lembre-se de quais eram seus sonhos e comece a torná-los realidade!

Volte a estudar

Voltar a estudar também é uma boa maneira de se manter ocupado, aprender e socializar, sendo cada vez mais comum na terceira idade!

Caso não seja seu sonho fazer uma graduação, aposte em cursos de línguas, danças, artesanato, informática ou música, podendo existir turmas específicas para idosos.

Busque um tipo de conhecimento que você considere relevante, divertido e o mantenha entretido.

Cuide de você!

Muitas vezes priorizamos o trabalho e o cuidado com a casa e esquecemos de nós mesmos.

Uma das melhores maneiras de se ter bem-estar na aposentadoria é cuidando de si mesmo, tanto física quanto psicologicamente.

Busque ter uma alimentação mais saudável, realizar exercícios físicos, durma com qualidade, faça fisioterapia, dance, se reúna com seus amigos e principalmente não esqueça de se divertir.

Cuidar de si é uma maneira de prolongar a sua saúde, evitando dores, gastos com medicamentos e visitas constantes ao médico.

Agora que você já sabe quais são as atividades para promover bem-estar na aposentadoria, que tal descobrir como ser feliz na terceira idade?


Home Care