Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Quais são as causas do Alzheimer?

causas do Alzheimer

Conhecer quais são as causas do Alzheimer, um dos distúrbios mentais mais comuns, ajuda retardar o aparecimento da doença e trazer mais qualidade de vida ao idoso.

A Organização Mundial da Saúde considera que, em média, 50 milhões de pessoas sofram de demência e a estimativa é que nos próximos 30 anos esse número irá triplicar. 

A doença não escolhe classe social ou cultural para se manifestar e, geralmente, acomete pessoas com mais de 65 anos. 

Se você quer saber quais são as causas do Alzheimer, continue lendo nosso post!

Quais são as causas do Alzheimer?

A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pela diminuição lenta e progressiva da função mental, sendo classificada como uma doença neurodegenerativa.

Leia um artigo completo sobre Alzheimer aqui.

Por mais comum que seja, ainda não existe uma confirmação dos motivos que a desencadeia, mas, anormalidades genéticas e fatores externos contribuem para o seu surgimento.

As possíveis causas do Alzheimer, de acordo com especialistas da área, são:

1 – Fatores genéticos

O Mal de Alzheimer não é hereditário, mas, a genética pode ser a responsável pelo surgimento da doença de 5 a 15% dos casos.

O fato dela não ser hereditária não impede que o filho, por exemplo, herde de um dos pais os genes anormais que podem aumentar a chance de desenvolver a patologia.

No entanto, para que a doença se desenvolva é preciso que outros fatores externos contribuam, com exceção do Alzheimer Precoce que é um tipo muito raro. Nesse caso precoce, a doença é passada de pai para filho, se manifesta entre os 30 e 40 anos e, geralmente, algum parente já apresentou a doença enquanto jovem. 

2 – Idade avançada

A idade avançada também é uma das principais causas do Alzheimer.

Os números confirmam: 1% da população pode vir desencadear a doença a partir dos 65 anos e à medida que os anos passam as probabilidades dela se manifestar aumentam. Cerca de 25% dos idosos entre 85 e 90 anos possuem a doença. 

3 – Fatores externos

Fatores externos também contribuem de forma significativa para o surgimento da doença.

O diabete não controlado pode aumentar o risco da doença em até 50%, uma vez que o excesso de glicose e de insulina pode ser responsável por danificar o cérebro. 

Outro fator é o fato das pessoas que apresentam quadro depressivo após os 50 anos, elas têm maior chance de desenvolver o Alzheimer.

4 – Fatores de risco

Além desses, alguns outros pontos são considerados de riscos e contribuem para o desencadeamento da doença. 

A hipertensão, excesso de peso e o tabagismo podem ser considerados como causas do Alzheimer. 

Pesquisadores também abrem a possibilidade para que algum vírus ou a exposição ao alumínio possa ajudar a doença se manifestar, mas nada foi conclusivo até o momento. 

O sedentarismo também é apontado como um fator de risco para o Alzheimer, por isso, é fundamental manter o idoso sempre em movimento.

Além disso, a ausência de novos aprendizados também é fator relevante para que um idoso venha a ter a doença. 

Isso porque a pessoa que se acostuma a fazer sempre tudo do mesmo jeito, fica mais vulnerável cognitivamente do que aquela que desenvolve novas capacidades intelectuais constantemente.

Agora que você sabe quais são as causas do Alzheimer, acesse o site da Master Nursing e saiba como podemos ajudar você a cuidar do seu ente querido que passa por essa enfermidade!


Home Care