Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Como controlar colesterol na terceira idade?

image-blog-controlar-colesterol

O colesterol é importante para o bom funcionamento do corpo humano. Existe tanto o mau colesterol (LDL) quanto o bom (HDL). Quando o LDL está alto, não é um bom sinal, muito pelo contrário! Isso pode acontecer em qualquer idade, dependendo da alimentação ou de fatores genéticos. E quando é observado esse colesterol em idosos o cuidado deve ser ainda maior!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SBC), uma em cada 10 pessoas na terceira idade, ou seja, com 60 anos ou mais, apresenta colesterol alto, hipertensão, diabetes ou má alimentação. É por isso que a Master Nursing oferece serviços de alta qualidade para cuidar dos idosos.

Quer saber mais sobre como controlar colesterol em idosos? Qual é a alimentação recomendada para idosos com colesterol? Ou até mesmo aprender mais sobre como ele age no organismo e quais são os riscos quando está alto? Neste artigo você terá a oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito desse assunto.

Como funciona o colesterol?

Como uma substância essencial para o organismo e componente estrutural das membranas celulares, o colesterol está presente nos músculos, na pele, no cérebro, no fígado, no coração, nos intestinos e outros lugares.

O HDL, ou seja, o colesterol bom, impede o depósito de gordura no sangue e desempenha funções como produção de vitamina D, hormônios e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Já o colesterol ruim (LDL) é responsável por acumular gordura nas artérias provocando o seu entupimento. Com isso, as artérias sentem dificuldades para bombear o sangue para o coração, o que pode vir a causar doenças cardíacas.

Na terceira idade isso fica ainda pior. O corpo já não desempenha todas as funções como antes, então o risco de doenças por conta do colesterol alto é ainda maior. Por isso, é importante estar sempre atento e conhecer maneiras de como cuidar do colesterol em idosos.

O que ajuda a controlar o colesterol na terceira idade?

Exercícios físicos e alimentação são fundamentais para controlar o colesterol em qualquer idade. Mas, como os idosos tendem a ficar cada vez mais parados conforme os anos passam, é muito importante o incentivo para se exercitarem.

É o que a Master Nursing procura fazer por meio de seu atendimento home care, ou seja, do cuidado em domicílio a idosos. Além disso, também auxilia no controle da alimentação com serviços de nutrição. Mudanças nos hábitos alimentares ajudam a deixar os níveis do mau colesterol mais baixos.

A alimentação recomendada para idosos com colesterol deve ser baixa em gordura. Os melhores alimentos para os idosos são frutas, verduras, legumes, peixes, aveia, azeite, linhaça e soja, por exemplo. Ótimos para combater o colesterol alto, os alimentos ricos em ferro e os que possuem fibras também devem fazer parte do cardápio.

Tem mais alguma dúvida sobre o colesterol em idosos? Deixe nos comentários quais são e também dê sua opinião e dica para este combate. Se ficou interessado em conhecer mais sobre os serviços da Master Nursing aproveite também e entre em contato.


Home Care