Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Como cuidar de idosos? Confira nossas dicas!

como cuidar de idosos

Envelhecer é um processo natural do ser humano, mas ainda é um grande tabu que gera muitas dúvidas em relação a como cuidar de idosos.

O período da velhice não é apenas a chegada dos cabelos brancos. Com ela, surgem alguns limites físicos para a pessoa e, em muitos casos, a funcionalidade dos órgãos também é prejudicada.

Isso sem contar as mudanças psíquicas e emocionais por conta de boa parte dos idosos carregar a triste sensação de incapacidade e a maioria dos mais jovens não saber lidar com essa situação. 

Para a família também é um momento difícil e, muitas vezes, ter um idoso em casa se torna um verdadeiro desafio. Os problemas surgem porque nem o idoso e nem a família se prepararam antecipadamente para esse momento.

Para tornar a convivência mais fácil e proporcionar harmonia e segurança para a sua família, continue lendo nosso post e saiba como cuidar de idosos.

A importância do diálogo natural com a família

Se o processo de envelhecimento começa a partir do momento do nascimento, conversar sobre velhice deveria ser um assunto natural em toda família, bem como se preparar para enfrentá-la com harmonia também. 

Por isso, para saber como cuidar de idosos é preciso entender o que eles pensam sobre a velhice e como desejam ser tratados. O diálogo é a melhor forma de saber dos sentimentos, desejos e preferências dos nossos entes queridos.

Mas, independentemente disso, algumas dicas podem ser seguidas para tornar esse momento mais harmônico.

Afinal, como cuidar de idosos?

O local e a família precisam se preparar para receber o idoso em casa. Quando a família está preparada, fica mais fácil cuidar do idoso.

Geralmente, eles passam a morar com algum filho, poderão ir para uma casa de repouso, ou ficarem na sua própria residência sendo assistidos por profissionais.

Independentemente da decisão da família, o fator mais importante é o idoso se sentir amado e amparado por seus familiares e estar seguro em termos de cuidados.

Para cada caso há dicas específicas:

Como cuidar de idosos em casa de parentes

ATIVIDADE FÍSICA
O idoso precisa praticar uma atividade física diariamente, como uma caminhada de 30 a 40 minutos.

EXERCITAR A MENTE
Precisa também exercitar a mente, por isso, aja sempre de forma natural com ele, dê tarefas e incentive exercícios para estimular o cérebro.

ALIMENTAÇÃO
A alimentação também precisa de atenção redobrada, principalmente se tiver alguma restrição, como em casos de diabete, por exemplo.

CUIDADO COM PISOS ESCORREGADIOS
Outro ponto importante é retirar da casa tapetes que possam provocar quedas, cuidar com pisos escorregadios e, de preferência, adequar banheiros e escadas com barras de segurança.

CUIDADO COM OBJETOS CORTANTES
Em caso de idosos com alguma desorientação mental, é preciso retirar de perto todos os objetos cortantes para evitar acidentes.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO
Consultar o médico periodicamente é outra necessidade que o idoso tem.

Casa de repouso

A casa de repouso é outra opção para cuidar do seu familiar. São estabelecimentos onde o seu familiar passa a ser um interno. Eles são adequados para garantir segurança e conforto.

Geralmente, oferecem atividades diárias para estimular o corpo e a mente e é um local onde todos os moradores têm a mesma faixa de idade, o que proporciona uma melhor convivência para eles. 

Familiares podem visitar regularmente e levar os idosos para passar, por exemplo, o fim de semana em casa. 

Nesse caso, é preciso ter cuidado para escolher a casa de repouso ideal para o seu familiar.

Verifique se o idoso precisa de enfermagem domiciliar

Se o idoso estiver com alguma doença, talvez ele precise de serviço de enfermagem domiciliar, o home care.

O home care é recomendado quando o idoso desenvolve alguma doença que exija internação, mas sua família deseja que ele permaneça em casa.

Nessa hora, o ideal é contar com os serviços de home care. 

Além de oferecer um enfermeiro domiciliar capacitado para cuidar do idoso com baixa ou alta complexidade, o home care também disponibiliza atendimento emergencial 24 horas. 

Com o home care o idoso terá ainda o acompanhamento com outros profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas e médicos para assisti-lo. 

Os serviços podem ser prestados na própria casa do idoso ou na residência de um dos parentes. O idoso cuidado em casa reage melhor aos tratamentos e apresenta recuperação mais rápida, além de ter uma maior qualidade de vida.

Agora que você sabe mais sobre como cuidar de idosos, consulte nosso site e conheça os serviços da Master Nursing, especialista em home care desde 1994.

Estas são nossas dicas para lhe ajudar a cuidar do seu idoso muito carinho!

Até a próxima!


Home Care