Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Catarata em idosos: como o profissional de Home Care pode ajudar?

image-blog-catarata

30A catarata nos olhos é uma doença ocular que afeta o cristalino – lente ocular natural dos olhos – provocando a perda de sua transparência ao mesmo tempo em que aumenta a opacidade. As consequências podem ser parciais ou completas, situação em que há a perda total da visão.

Além de provocar problemas oculares como visão embaçada ou turva e diminuir a capacidade de visão noturna, a catarata ainda pode provocar fotofobia, que é a hipersensibilidade à luz.

Existem vários tipos de catarata ocular, mas de modo geral costuma-se dividi-las em três categorias:

  • A espacial, específica à região do cristalino prejudicada;
  • A adquirida, que tem como causas o envelhecimento e alguns tipos de doenças;
  • A congênita, caso em que a criança já nasce com o problema ou desenvolve logo nos primeiros meses de vida.

Sinais do olho com catarata

A maior dificuldade com relação à catarata é que seu desenvolvimento é lento e progressivo. O diagnóstico costuma ser feito quando os sintomas já estão evidentes. Entre os sinais comuns da catarata no olho destacam-se:

  • Visão turva;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Diminuição da visão noturna;
  • Menor sensibilidade ao contraste e às cores;
  • Troca frequente dos óculos;
  • Visão dupla em um dos olhos.

Tratamento para catarata no olho

O tratamento para a catarata no olho é feito por meio de cirurgia. No procedimento é retirado o cristalino e colocada uma lente intraocular.

O grau da lente oscila de acordo com a necessidade do paciente e o médico responsável é quem avalia cada caso.

O pós-operatório é relativamente tranquilo, mas determinados cuidados são exigidos para uma recuperação completa e para o retorno da visão perfeita. É indicado seguir sempre as orientações médicas.

Como o profissional home care pode melhorar a vida de idosos com catarata?

Idosos com catarata nos olhos ou outros problemas que acometem a visão podem apresentar mais ansiedade e depressão quando comparados com aqueles cuja visão está perfeita.

Devido à perda da capacidade visual, eles tendem a se isolar e começam a evitar atividades que gostavam de realizar.

O profissional home care pode auxiliar o idoso durante todo o processo de tratamento até a sua reabilitação completa. Após a cirurgia, o idoso permanecerá impossibilitado de realizar algumas atividades por conta própria.

Ficar de repouso, evitar exercícios físicos, cuidar da posição ao dormir e evitar banhos de piscina são algumas das principais recomendações dessa fase.

Além disso, a recuperação completa da visão do idoso dependerá do correto uso de pomadas e colírios receitados pelo oftalmologista.

O profissional home care desenvolve um papel fundamental nessa etapa cuidando para que os medicamentos sejam ministrados no horário certo e que todas as recomendações médicas sejam seguidas a risca.

Além disso, o profissional home care é uma pessoa extremamente qualificada para atuação em diversas frentes. Pode acontecer de o idoso sofrer de alguma outra condição clínica além da catarata nos olhos e se isso ocorrer ele poder contar com esse profissional capacitado.

Aproveite para saber mais sobre os cuidados dos profissionais de home care da Master Nursing para ajudar idosos com catarata nos olhos e outras dificuldades mais.

 


Home Care