Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

A importância dos cuidados de enfermagem com idosos

cuidados de enfermagem com idosos

A importância dos cuidados de enfermagem com idosos não está apenas relacionada com a questão do corpo. 

Esses cuidados consideram o ser humano como um todo e atendem as necessidades biológicas e psicológicas, compreendendo o envelhecimento e as reais necessidades do paciente.

Por isso, eles são prestados de forma diferente dos convencionais e envolvem profissionais diversos para prestar cuidados multidisciplinares. 

Continue lendo nosso post e saiba da importância dos cuidados de enfermagem com idosos!

O idoso como pessoa 

A população de idosos vem crescendo no Brasil e no mundo, e, com esse crescimento, surge a necessidade de novas práticas de cuidados com a terceira idade para seja possível uma velhice com qualidade e mais saúde. 

Juntamente com a velhice, é normal acontecer um aumento de doenças, uma vez que, a medida que os anos vão passando, começam as alterações estruturais e funcionais do corpo. 

Essas alterações podem ser influenciadas pelo estilo de vida que se leva, pelo meio em que o idoso está inserido e, até mesmo, pelo enfrentamento dele para com a nova fase da vida. 

O envelhecimento pode ser dividido em duas partes:

  • biológico: causado pela fragilidade física, conhecido também como envelhecimento somático;
  • psíquico: é a forma como o idoso encara o conjunto dos fatores físicos e emocionais que envolvem o passar dos anos. Muitos deles sofrem com transtornos psiquiátricos, como depressão, por falta de motivação para continuar. 

O fato é que a maioria das pessoas chegará a um dia no qual precisará de cuidados de enfermagem com idosos.

Esse cuidado envolve atenções médicas e, em alguns casos, tratamentos paliativos. Ambos devem ser feitos levando em consideração o idoso como pessoa completa.

A saúde na terceira idade 

A velhice requer atenção e todos os olhares devem ter como base a manutenção da autonomia e da independência do idoso o maior tempo possível, bem como os cuidados com a sua saúde.

O esquecimento natural da velhice leva, muitas vezes, a pessoa esquecer de suas atividades diárias, como tomar remédios nos horários e os cuidados de higiene pessoal. 

Outras vezes ela começa a ficar debilitado exigindo ajuda para as tarefas mais simples, como despir-se, banhar-se e vestir-se.

Nessa hora, os cuidados de enfermagem com idosos tornam-se uma das opções mais viáveis porque o ancião e seus familiares receberão orientações de como cuidar, alimentar e agir em situações especiais que a velhice apresenta.

A importância dos cuidados de enfermagem com idosos 

A família é a base de sustentação para o idoso e, por isso, inserido no ambiente doméstico,  ele tende a se sentir mais confortável e seguro, bem como reage melhor aos tratamentos.

Nesse contexto, entra a importância dos cuidados de enfermagem com idosos na residência, ou seja, a assistência no domicílio, o home care

Esse serviço prioriza a autonomia e a independência do ancião, levando o máximo possível de qualidade de vida e bem-estar ao atendido e a família. 

Vale lembrar que um idoso precisa ser inserido socialmente no meio que vive, necessita de atividade física, fisioterapia e orientação em relação à saúde e alimentação adequada.

Precisa também saber utilizar o tempo para atividades úteis e produtivas, e prevenir as possíveis incapacidades que podem surgir com a velhice. 

O atendimento home care possibilita que todos esses pontos sejam atendidos, bem como os cuidados médicos, no conforto de casa, perto dos familiares e acompanhado de diversos profissionais para cuidar do ser humano como um todo.

Agora que você já sabe da importância dos cuidados de enfermagem com idosos, que tal ler nosso post sobre como escolher a melhor empresa de enfermagem domiciliar?


Home Care