Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Cuidados de enfermagem: saiba como funciona e seus benefícios para saúde de idosos

Cuidados de enfermagem

A enfermagem domiciliar têm ganhado cada vez mais relevância nos dias de hoje, impulsionados pelo aumento da expectativa de vida dos idosos nos últimos anos. Neste artigo você conhecerá como os cuidados de enfermagem que o home care oferece funcionam.

  • Para que serve os cuidados de enfermagem;
  • Benefícios dos cuidados de enfermagem para o idoso;
  • As 4 características dos cuidados essenciais oferecidos por esse modelo de atendimento;
  • Como encontrar serviços de cuidados de enfermagem, entre outros.

Acompanhe a seguir…

Para que servem os cuidados de enfermagem?

Servem para oferecer qualidade de vida e a possibilidade de manter a independência, a comodidade e o conforto do paciente – e isso requer uma assistência sistematizada. É por meio dela que os enfermeiros e outros profissionais da saúde conseguem identificar e trabalhar de maneira individual os problemas apresentados.

E não pense que os cuidados de enfermagem em domicílio são um “luxo” dispensável. Após determinada idade, o idoso precisa ser o foco de atenção e acompanhamento especial para garantir a manutenção de sua saúde mental e física.

Benefícios dos cuidados de enfermagem domiciliar para o idoso

UM CUIDADO GLOBAL E SISTEMÁTICO AO PACIENTE

Compreender o real estado de saúde de um paciente depende da avaliação de uma série de aspectos, tais como diminuição da capacidade física, fraqueza, prevenção, fatores sociais, cognitivos e psicológicos, alterações comportamentais, dificuldades de equilíbrio, entre várias outras.

Ou seja: a garantia de saúde e bem-estar do idoso requer cuidados específicos que nem sempre a família consegue lidar por conta própria, necessitando dos profissionais de saúde.

BENEFÍCIOS TAMBÉM PARA A FAMÍLIA

Além disso, temos que considerar que ao ter a ajuda dos cuidados de enfermagem todos os familiares ficam mais tranquilos e menos estressados ou exaustos, permitindo assim que haja mais tempo para ser dedicado às interações sociais e ao lazer com o idoso.

AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA

A manutenção adequada da saúde aumenta a expectativa de vida e contribui para a independência funcional. Isso quer dizer que o enfermeiro é o grande responsável por ajudar o idoso a se manter ativo, alcançar o máximo de seu potencial e viver mais e melhor!

O PACIENTE PODE FICAR NA SUA PRÓPRIA CASA

Os cuidados de enfermagem, quando integrados a uma internação domiciliar são vantajosos para os idosos. Afinal, eles permanecerão em casa, um ambiente que conhecem e no qual se sentem livres e confortáveis, e isso sem precisar abrir mão dos cuidados específicos de que precisam.

A ideia dos cuidados de enfermagem domiciliar é diminuir a necessidade de uma reinternação e, dessa forma, investir em um processo de tratamento mais humanizado.

4 aspectos dos cuidados de enfermagem

O papel do enfermeiro que atua junto ao idoso segue um roteiro organizado de assistência, o qual serve para guiar o profissional sobre quais ações e diretrizes devem ser aplicadas. É importante considerar que esse papel envolve tanto funções assistenciais ao idoso quanto educativas e até mesmo administrativas.

A seguir, selecionamos 4 aspectos de cuidados de enfermagem que atendem ao idoso e visam garantir uma melhor qualidade de vida a ele.  

1. Cuidados médicos especializados

Os cuidados de enfermagem são de fundamental importância, considerando-se que doenças espcíficas surgem na terceira idade e têm a tendência de se agravar nesse período – esclerose lateral amiotrófica (ela), mal de alzheimer, câncer, osteoartrite, catarata, problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, AVC, etc.

Nesse sentido, o médico e o enfermeiro responsável pelo idoso precisam observar se as consultas e os exames necessários estão sendo marcados e realizados da forma correta. Ele também lida com a medicação e avalia se o cronograma está sendo corretamente seguido.

2. Cuidados com os hábitos do paciente

Os cuidados de enfermagem não se referem somente à aplicação de medicamentos e a uma assistência em situações emergenciais. Os enfermeiros estão sempre trabalhando uma série de aspectos de modo a permitir que o paciente consiga viver no meio ao qual está inserido da melhor forma possível.

Isso envolve a minimização de danos colaterais para o idoso: atenção ao sono, aos períodos de repouso, às práticas de exercícios, à alimentação equilibrada, ao controle de peso, entre outros pontos.

3. Cuidados administrativos e procedimentos técnicos

Os cuidados administrativos também são fundamentais. É por meio deles que o profissional vai definir as ações e normas que devem ser seguidas.

  • Coordenação de outros profissionais que ajudarão o idoso;
  • Suporte e esclarecimento para a nova rotina da família;
  • Realização de diagnósticos;
  • Prescrição de medicamentos;
  • Realização de prognósticos;
  • Classificação de condições que possam representar para o idoso algum tipo de risco.

Para isso, ele vai avaliar junto com o paciente e sua família os cuidados auxiliares e técnicos que serão necessários, além de considerar como deve ser feito o planejamento e a execução das atividades para um melhor atendimento home care de enfermagem.

4. Educação e orientação do paciente e de sua família

Já na parte educativa, os enfermeiros atuam junto às famílias para dar esclarecimentos sobre a forma correta de lidar com a situação da internação domiciliar.

As equipes responsáveis pelos cuidados de enfermagem envolvem vários profissionais, e é exatamente esse fato que permite que toda a família seja amparada e educada em relação ao que está sendo feito.

Sendo assim, podemos sintetizar os cuidados de enfermagem home care como ações que potencializam o bem-estar físico e mental do idoso, promovendo melhorias na saúde e nos processos de recuperação e independência para a vida diária.

Como encontrar uma empresa de cuidados de enfermagem home care

Verifique se a empresa atende aos requisitos muito importantes abaixo:

  • O idoso e a família se sentem confortáveis e seguros com os profissionais?
  • Os profissionais cumprem os requisitos essenciais e a capacitação exigida pela lei para atuar nesse tipo de cuidado?
  • A empresa que oferece o serviço tem autorização legal para atuar na modalidade?
  • Qual o grau de experiência da empresa?

A Master Nursing é uma das pioneiras do home care no Brasil, e há 25 anos tem prestado um atendimento altamente profissional, somado a um carinho muito grande pelos pacientes e familiares. Fale com uma enfermeira da Master sobre o seu caso!

Esperamos que este artigo tenha ajudado no seu entendimento sobre como os cuidados de enfermagem são essenciais para garantir ao idoso muito mais qualidade de vida, independência e força de vontade para viver.

Até a próxima!

 


Home Care