Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

O que é enfermagem domiciliar e quando optar por ela?

enfermagem domiciliar

A enfermagem domiciliar é uma prática muito comum no Brasil.

Conhecida também como home care, trata-se de prover cuidados ao paciente em seu ambiente domiciliar.

Essa prática proporciona um melhor ambiente de recuperação e permite que o conforto e o aconchego do lar, bem como o contato com os parentes e amigos, tornem os cuidados profissionais de enfermagem mais próximos e humanitários.

Continue lendo o nosso post e conheça mais sobre a enfermagem domiciliar!

O que é enfermagem domiciliar?

A enfermagem domiciliar é uma alternativa de assistência e cuidados na área de saúde, onde o paciente é atendido em sua casa e, consequentemente, aumenta a sua capacidade de recuperação.

O atendimento é humanizado e individualizado, permitindo que o profissional possa se adaptar às características do paciente e da família atendida.

Além dos cuidados que são oferecidos ao paciente, o profissional de enfermagem também está atento aos ambientes físicos da casa, orientando e prestando informações com relação a higienização e atenção especial, quando necessária.

Quais os benefícios da enfermagem domiciliar?

Como já mencionado, a enfermagem domiciliar possibilita ao paciente o tratamento em sua residência.

Além desse benefício, que por si só já seria o suficiente para a qualidade de vida do paciente, outros existem, dos quais destacamos:

Menor risco para o paciente

Os hospitais são ambientes que, apesar de todos os cuidados com a higienização e limpeza, possibilitam grandes riscos de infecções.

Isso ocorre em função dos ambientes que podem estar contaminados, bem como devido ao sistema imunológico do paciente que, normalmente, está comprometido por conta de alguma doença.

Os ambientes domésticos, se devidamente cuidados e higienizados, tendem a acelerar e favorecer a recuperação do paciente, uma vez que os perigos com contaminação são bem menores.

Maior conforto para o paciente e para sua família

A qualidade de vida está diretamente relacionada às rotinas, gostos e preferências das pessoas, coisa impossível de ser obtida em um ambiente hospitalar, onde as regras e disciplinas precisam ser atendidas.

Além disso, o acesso e a convivência com aqueles que estão próximos no cotidiano eleva a autoestima e, na maioria das vezes, possibilita uma melhora no quadro clínico.

Vale ainda lembrar que o ambiente doméstico, em regra geral, proporciona mais conforto para o paciente e para sua família.

Quando optar por essa solução?

A enfermagem domiciliar é recomendada para uma série de patologias e também para os processos de reabilitação.

A indicação médica é etapa fundamental para optar pelo tratamento em domicílio, uma vez que, em alguns casos, isso não será possível.

De toda forma, não existe limite de idade para os cuidados médicos na residência, podendo o paciente ser tanto um recém-nascido, como também um idoso.

O perfil do paciente apto para receber a enfermagem domiciliar, normalmente, tem as seguintes condições:

  • acamados e impossibilitados de deslocamento aos hospitais,
  • com indicação de tratamento de lesões e feridas,
  • com indicação técnica para cuidados paliativos,
  • com indicação de tratamento de antibióticos injetáveis,
  • com problemas de saúde controlado e que possuam possibilidade de continuidade do tratamento em domicílio,
  • com necessidade de aparelhos para suporte de vida e oxigenioterapia.

A opção pelo tratamento em domicílio, quando possível, beneficia a todos os envolvidos, pois, a qualidade de vida é priorizada.

A Master Nursing é uma empresa especializada em enfermagem domiciliar, entre em contato conosco e consulte-nos a respeito, provendo mais conforto ao seu familiar.


Home Care