Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Idosos em casa: 5 dicas para mantê-los saudáveis!

idosos em casa

Quem tem idosos em casa sabe que cuidar deles requer muito carinho e atenção no dia a dia para mantê-los saudáveis e dar-lhes maior qualidade de vida.

Essa experiência pode ser vivenciada com mais tranquilidade se pequenos hábitos forem adotados para manter a saúde do seu familiar.

Fique tranquilo que vamos ajudar! Confira nossas dicas sobre como manter os idosos em casa de forma mais saudável e tranquila. 

5 dicas para manter os idosos em casa

Adquirir bons hábitos para viver de forma saudável é necessário em todas as idades, mas para quem tem idosos em casa, existem detalhes que precisam ser observados, como:

1. Cuidar da saúde física

A saúde física é influenciada por uma alimentação equilibrada e adequada. 

Os idosos, em especial, precisam manter uma disciplina nos horários entre as refeições.

A saúde também é beneficiada quando o idoso pratica alguma atividade física, como caminhadas, natação e passeios.

A qualidade do sono também é outro aspecto que precisa de toda a atenção quando se tem idosos em casa, afinal, o momento do repouso é reparador. 

2. Fazer controle da pressão, colesterol e glicose

Os exames preventivos têm a função de detectar precocemente doenças.

Quem tem idosos em casa precisa levá-los periodicamente para realizar o controle da pressão arterial, bem como exames para verificação da glicose e colesterol, mesmo que não apresentem alguma doença relacionada. 

Por meio do exame da glicose pode-se prevenir e tratar, entre outras doenças, do diabetes que nos últimos dez anos teve um aumento de 60% no nosso país e, entre os acometidos, tem grande parte na população idosa.

Por isso, o ideal é realizar exames preventivos, pelo menos, uma vez por ano ou sempre que o médico recomendar. 

3. Manter o controle rigoroso da medicação

Muitos idosos precisam tomar medicamentos prescritos pelos seus médicos. Manter o controle rigoroso com a quantidade exata e o horário que cada um deve ser tomado é muito importante.

É comum que muitos idosos se esqueçam se tomaram – ou não – o remédio na hora certa. 

Outro ponto importante é manter uma lista atualizada com os medicamentos que o idoso já toma e, sempre que for a uma consulta, levá-la para os médicos ficarem cientes e indicar, se preciso, outro remédio que não tenha efeito ou interação com os que ele já toma. 

Não faça automedicação de maneira alguma.

4. Preze pela saúde mental e emocional

Tão importante quanto cuidar da saúde física dos idosos em casa, é ajudá-lo também na parte mental e emocional. 

Para a saúde mental, é ideal que o idoso mantenha atividades que exercitem a mente, como caça-palavras, quebra-cabeças, crochê, entre outros.

Já para a saúde emocional, o diálogo e o carinho dos parentes podem ser as mais eficientes ferramentas para compreender o sentimento dele e evitar problemas com solidão, tristeza, entre outros que podem levar à depressão.

5. Conte com um suporte profissional 

Contar com um suporte profissional é muito importante quando se trata de proporcionar mais qualidade de vida e saúde ao idoso, nesse sentido, o home care podem ajudar de forma significativa a cuidar dos idosos em casa. 

Por meio desses serviços, o idoso terá o acompanhamento de profissionais altamente capacitados e especializados, ajudando-o na saúde física, mental e emocional, garantindo total segurança ao familiar.

Acesse nosso site e saiba como a Master Nursing, que tem mais de 25 anos de experiência, pode ajudar a cuidar do seu familiar no conforto da sua casa.


Home Care