Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

A importância da natação na terceira idade

A importância da natação na terceira idade

Será que natação na terceira idade combina? A resposta é “sim!”. Em busca de bem-estar e qualidade de vida é comum que as pessoas procurem por novas opções de atividades físicas.

Hoje em dia, por exemplo, é muito comum ver grupos de idosos praticando natação e hidroginástica, assim como, outras atividades que exijam movimentação e esforço físico.

Isso porque o envelhecimento é natural e essa fase da vida não precisa estar associada à falta de saúde ou disposição. Muito pelo contrário, é nessa fase que muitas pessoas começam a buscar formas de se manterem ativas.

A natação é um dos esportes mais procurados pela terceira idade. Ela possui benefícios tanto físicos quanto emocionais. A modalidade é considerada segura e de baixo impacto ao corpo humano. Quando monitorada por profissionais experientes, não oferece nenhum risco ao idoso.

Só existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de iniciar a atividade:

  • Passar por avaliação médica para saber se está apto a realizar as atividades;
  • Iniciar de forma leve, até que o corpo se acostume;
  • Verificar se a temperatura da água está próxima à do corpo, pois idosos estão mais propensos a sofrerem choques térmicos;
  • Tomar cuidado ao se locomover dentro e fora da piscina, principalmente na hora de sair, para evitar quedas.

E você, conhece os benefícios da natação na terceira idade? Confira alguns dos principais benefícios que a prática traz aos idosos!

Melhora no condicionamento físico

Condicionamento físico é a capacidade que o seu corpo tem de resistir às tarefas que lhe são propostas no dia a dia, assim como às atividades físicas.

Pulmões, músculos, vasos sanguíneos e coração são os focos de desenvolvimento.

A natação vai auxiliar na execução das atividades de rotina, isso porque, aumenta a resistência do corpo fazendo com que demore a chegar aquela sensação de cansaço.

Melhora da autoestima

A natação traz benefícios relacionados também à autoestima e bom humor. Isso ocorre porque quando é desenvolvido um novo hábito, há uma sensação de conquista e superação. Por isso, a melhora na autoestima é uma consequência do desenvolvimento do condicionamento físico, assim como, das relações sociais criadas por meio do esporte.

A natação pode proporcionar aos idosos também a sensação de divertimento, que é muito esquecida nessa fase da vida. A prática promove a interação social e a possibilidade de conhecer novas pessoas. Tudo isso pode trazer a sensação de diversão de volta à vida do idoso, muitas vezes preenchendo um espaço que foi deixado pelas antigas amizades, por exemplo.

Além disso, melhora sua autoconfiança e ajuda a aceitar as limitações físicas que são colocadas pela própria idade. Já que ali as atividades são desenvolvidas sem maiores problemas especialmente para pessoas daquela idade, além de conviver e trocar experiências com idosos que estão passando pela mesma fase da vida.

Além disso, a natação para idosos traz diversos outros benefícios, como: proteção das articulações, melhora da capacidade respiratória, interação social, além de melhorar a capacidade cardiovascular, coordenação motora e proteger os ossos.

Praticar atividades físicas eleva o nível de serotonina em nosso corpo, a substância do bem estar. Então, com a prática da natação, os idosos conseguem ativar todas as sensações que promovem bem estar, além de melhorarem a sua qualidade e longevidade por meio da atividade física.

Se informe mais em: Master Nursing.


Home Care