Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Isolamento de idosos: Os impactos da solidão

Isolamento de idosos: Os impactos da solidão

O abandono do idoso é um assunto que precisa ser debatido e levado realmente a sério já que o Brasil está se tornando, dia após dia, uma nação idosa. Frente a este número que já é tão expressivo, torna-se indispensável falar sobre quais são os efeitos, tanto para o corpo quanto para a mente, quando o idoso passar por um processo de abandono.

Afinal, há fortes indicativos de que várias doenças podem ser originadas devido ao abandono de incapaz idoso. Muitas vezes as doenças formam-se na esfera emocional devido à expectativa que os idosos têm com os seus familiares e que depois não se concretizam.

Acompanhe ao longo deste artigo mais detalhes sobre o tema. Confira qual é a importância de diminuir as taxas de abandono do idoso e como administrar tudo de forma eficiente e amplamente satisfatória para garantir o melhor envelhecimento para os seus familiares.

Efeitos da solidão na mente e no corpo dos idosos

A solidão não é algo com que as pessoas esperam lidar, especialmente na terceira idade. O abandono do idoso pode causar doenças que abalam desde o emocional até o físico, como é o caso do afrouxamento dos músculos pelo corpo, por exemplo.

Para manter o idoso na ativa é necessário ter com ele uma boa rotina em que sejam administrados exercícios físicos, horas de bate papo e muito mais. Coisas que mostram para o idoso que a vida continua e que ele pode aproveitá-la nessa fase também.

Como identificar e combater o isolamento?

Os idosos que se isolam estão mais sujeitos a desenvolverem doenças como depressão, por isso é importante mantê-los sempre na ativa, pois assim eles se sentem “úteis”. A mais importante dica para combater o isolamento é através da participação em eventos voltados à terceira idade, por exemplo, entre outras tarefas que sejam cabíveis ao idoso, ou seja, que estejam autorizadas pelo médico.

O convívio com outras pessoas da mesma faixa etária também é importante para combater o isolamento. Por isso, estimule os chás da tarde entre as senhoras e os jogos de xadrez e dama entre os senhores. Essas são atividades simples, mas que podem ser uma ótima opção para afastar o abandono do idoso!

O que os idosos esperam de seus familiares?

Por fim, vale lembrar que na verdade, o que os idosos realmente esperam conforme os anos vão passando, é que seus familiares, especialmente filhos, se dediquem a eles assim como eles se dedicaram em seus primeiros anos de vida. Aliás, tal como uma Lei do universo, aqueles que cuidaram de você antes, agora precisam dos seus cuidados!

Infelizmente, nem todas as famílias conseguem administrar bem sua rotina de trabalho junto aos cuidados do idoso. Por isso, recorrem a profissionais que ajudam e que sabem exatamente como garantir o conforto, a segurança e a integridade de seus pacientes.

Completamente do lado oposto ao abandono do idoso, este tipo de atitude significa amar e cuidar. E a Master Nursing é especialista nesse assunto! Qualidade é referência em seus serviços, portanto aproveite para conhecer um pouco mais sobre a empresa e seu serviço Home Care e tenha a certeza de cuidar da melhor forma possível daquele que lhe cuidou!

 

 


Home Care