Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

O que são Cuidados Paliativos ?

Definidos em 2002 pela organização mundial de saúde, o paliativismo engloba a redução do sofrimento através de práticas que visam oferecer conforto e dignidade para pacientes em estágio avançado de determinada enfermidade. Esse cuidado é de importância relevante não apenas para os pacientes, como também para seus familiares, que ficam vulneráveis com o enfrentamento da descontinuidade da vida. Tal tema requer envolvimento de múltiplos profissionais que acompanhem e dêem o suporte necessário, para prolongar o bem-estar e proporcionar qualidade de vida a todos os envolvidos.

Equipe Multiprofissional

Para se pensar em cuidados paliativos, precisa-se entender sobre o trabalho corporativo que os profissionais da saúde desempenham. Para lidar com os estágios da doença, é necessária uma equipe multiprofissional que encaminhará o tratamento da melhor maneira. Na equipe encontram-se: Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, biomédicos, terapeutas ocupacionais,fonoaudiólogos e profissionais ligados a espiritualidade. Todos desempenhando um papel singular que contará em toda transformação e enfrentamento da enfermidade pelo paciente e pelos familiares. O acompanhamento de uma equipe qualificada, facilita a vida do paciente, deixando-o seguro para enfrentar as etapas que a doença exigirá.

Medication-Supervision

Humanização em Saúde

A prática dos cuidados paliativos, é relativamente nova, e com ela vem a questão da humanização em saúde. Ambos se interligam pelo cuidar e pela interpretação mais ampla da dor. A dor hoje em dia não é mais vista como simplesmente biológica, sensorial e fisiológica. Ela abrange a falta de integridade e qualidade de vida imposta por pacientes que sofrem com determinada doença. Humanizar esse sofrimento, é ter compaixão pelo próximo, a ponto de movimentar uma equipe profissional para proporcionar uma melhor expectativa de vida ao núcleo que está sofrendo com as adversidades impostas pela enfermidade. Esses processos caracterizam os Cuidados Paliativos.

Qualidade de vida para todos

O propósito dos cuidados paliativos é proporcionar uma vida mais acessível e qualificada para os pacientes que sofrem com prognósticos irreversíveis. A ausência desses cuidados, levava as pessoas para uma vida indigna, perdendo o propósito de suas histórias e muitas vezes contribuindo para a presença de doenças psicológicas, que agravavam ainda mais o caso. Todo ser humano tem o direito de cuidados em saúde, independente de qual for a doença diagnosticada, ter esse tipo de apoio pode aumentar muito a perspectiva de vida de algumas pessoas. Isso contribui gradativamente a qualidade de vida e o respeito a existência e a história de cada pessoa, promovendo a saúde e a humanização de todos.


Home Care