Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Pessoa idosa acamada: como tratar com Home Care?

pessoa idosa acamada

Ficar em casa o dia todo sem convívio social é desgastante, especialmente para uma pessoa idosa acamada.

Esta situação pode ocorrer por um tempo preestabelecido ou de forma permanente, quando se trata de uma doença degenerativa.

Se adaptar a essa nova condição é o principal desafio do idoso.

Para o cuidador, a maior dificuldade é administrar todas as tarefas voltadas a pessoa acamada, pois além dos problemas físicos, as complicações psicológicas também surgem, como:

– Angústia e depressão;
– Dificuldade de aceitação por conta de sua nova realidade;
– Mudanças de humor.

Contudo, existem alguns cuidados simples que permitem o idoso ter uma vida mais saudável, mesmo nessa situação.

Deite a pessoa idosa acamada em uma posição confortável

Quando uma pessoa fica deitada na mesma posição por um longo período, ela pode sofrer com lesões na pele, que se não tratadas, infeccionam.

Popularmente conhecido como feridas de pressão, esse problema surge com maior frequência nas regiões das costas, parte de trás da cabeça e quadris, pois são as áreas que suportam o peso do corpo deitado.

Por isso, o profissional Home Care ou familiar responsável por cuidar do idoso, deve movê-lo frequentemente, para que ele não sofra com essas lesões, e se o idoso ainda consiga se movimentar sozinho, melhor.

Dê atenção especial a região das costas

A região mais afetada de um paciente acamado é a parte de trás do corpo, especialmente as costas.

Pergunte ao médico se é possível iniciar sessões de massagem para aliviar a retenção de líquido na região.

Mude a posição do idoso a cada duas horas e sempre que possível sente-o na cama.

Mantenha a higiene do local

É importante substituir os lençóis e cobertores da cama com frequência, bem como higienizar o paciente com um banho diário.

Vista a pessoa acamada com roupas de linho para facilitar a troca e mantê-la confortável.

Não limpar o local pode acarretar sérios problemas, pois um ambiente fica sujo é convidativo a vermes e infecções.

Outros cuidados, como escovar os dentes, pentear o cabelo e aparar as unhas também são importantes e mantém o paciente mais ativo.

Ofereça refeições saudáveis a pessoa idosa acamada

O idoso acamado necessita de refeições leves, com boa quantidade de proteínas e em intervalos regulares. Em alguns casos, um médico pode sugerir o consumo de suplementos vitamínicos.

A hidratação também não deve ser esquecida, mesmo que em pequenas quantidades, ela deve acontecer pelo menos a cada uma hora.

Pessoa idosa acamada: ouça suas necessidades

Embora seja difícil cuidar de alguém acamado em tempo integral, lembre-se que o idoso também possui necessidades sociais, de convívio com outras pessoas, e não apenas necessidades físicas.

Nestes casos, um terapeuta ocupacional pode auxiliar os familiares, para que eles também não sofram um desgaste emocional excessivo.

A Master Nursing conta com os melhores profissionais da área. Eles estão preparados para tratar de qualquer idoso acamado, seja em quadro clínico simples ou grave.

Há mais de 20 anos no mercado de Home Care, ela busca melhorar a qualidade de vida de todos os pacientes. Caso necessite de ajuda, envie uma mensagem.