Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Quais os tipos de fisioterapia home care existentes?

O tratamento fisioterápico se divide em uma diversidade ampla de áreas de atuação, bem como no objetivo de cada paciente. Para quem contratou serviços de home care, então, as possibilidades são ainda mais atraentes, já que não é necessário deslocamento do paciente até a clínica, por exemplo.

Por isso, pensando no bem-estar do paciente em recuperação ou tratamento domiciliar, nós reunimos, no post de hoje, algumas das principais atuações da fisioterapia home care. Confira, e tire todas as suas dúvidas com esta leitura!

Muito além da reabilitação motora

Existe, ainda, uma desinformação grande a respeito do papel da fisioterapia na recuperação e no tratamento de pessoas — estejam elas se recuperando em casa ou não.

Acontece que a fisioterapia pode ser de grande ajuda, indo muito além dos simples exercícios de mobilidade e massagens. Ela pode contribuir, por exemplo, no aprimoramento do sistema respiratório.

Além disso, a recuperação domiciliar permite que o paciente se dedique melhor às sessões, contando sempre com o apoio dos familiares, em um ambiente igualmente familiar, e com mais conforto.

Vamos conferir, então, os tipos de fisioterapia home care que podem auxiliar você ou a um parente em sua reabilitação?

A cinesioterapia

Reconhecida como uma terapia complementar ou alternativa, a cinesioterapia trabalha a partir do monitoramento da musculatura para registrar possíveis desequilíbrios no funcionamento do corpo.

O método tem sido bastante eficaz em pessoas com problemas variados de saúde, e também associados à qualidade de vida do indivíduo, como:

  • Estresse;
  • Distúrbios musculares;
  • Distúrbios nervosos;
  • Disfunções relacionadas à nutrição do paciente;
  • Problemas emocionais.

Diferentemente dos exercícios físicos em casa, sobre os quais deve-se ter profundo cuidado em realizá-los sem supervisão profissional, esse tipo de fisioterapia home care conta com uma série de exercícios e de alongamento que buscam fortalecer o paciente, e melhorar a sua capacidade de movimentação.

A crioterapia

Muito conhecida por quem faz uso de tratamentos estéticos, a crioterapia é um método que faz uso de baixas temperaturas para tratar de problemas diversos.

Ela é, também, bastante versátil quanto à sua aplicação no paciente, podendo vir na forma de compressas, imersão ou mesmo varredura. A ideia geral do tratamento está relacionada à diminuição de inflamações e edemas, além da estimulação neuromuscular.

A hidroterapia

Também popular como fisioterapia aquática, a hidroterapia é um profundo tratamento que, além do fortalecimento e exercício muscular, contribui com o condicionamento cardiorrespiratório e oferece melhor postura e coordenação ao paciente.

O porém, relacionado à hidroterapia, está justamente no ambiente mais propício À atividade: uma piscina. Por isso, pacientes em home care devem possuir uma em sua residência, a fim de realizar esse tipo de tratamento.

A fisioterapia respiratória

Para pacientes geriátricos, a fisioterapia respiratória é bastante utilizada, uma vez que o tratamento também serve como um método de prevenção de doenças respiratórias.

Dessa maneira, esse tipo de fisioterapia contribui, especificamente, com a cura e prevenção de males que atacam e comprometem o sistema respiratório. Entre os principais: bronquite, tuberculose, asma e insuficiência respiratória.

Conheça a fisioterapia da Master Nursing

Quer saber um pouco mais como a fisioterapia domiciliar pode fazer parte da rotina da sua família, proporcionando mais bem-estar, segurança e conforto a todos? Pois então entre em contato com a Master Nursing e descubra um novo conceito em home care!


Home Care