Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Quais são as principais doenças degenerativas?

idoso

Degeneração é quando algo ou situação muda para pior. Logo, doenças degenerativas são aquelas em que a pessoa sofre uma gradual limitação de funções vitais. Elas são mais recorrentes em países desenvolvidos e às principais causadoras de mortes em idosos.

 

Cada doença tem sua característica, mas normalmente elas não apresentam tumor, infecção ou inflamação. A maioria delas destrói algum tipo específico de célula no organismo.

 

Entre as diversas doenças, estão o Mal de Alzheimer, diabetes, hipertensão, osteoporose, esclerose múltipla, Mal de Parkinson, artrite, reumatismo, glaucoma e alguns tipos de câncer.

 

Mal de Alzheimer

 

Atinge cerca de 44 milhões de pessoas no mundo e 1,2 milhões no Brasil. Ela age no cérebro em áreas específicas responsáveis por funções de linguagem, cálculo, comportamento e especialmente na memória. Aparece com maior frequência em pessoas entre 60 e 90 anos, mas raramente em jovens.

 

Diabetes

 

A insulina é um hormônio responsável por diminuir a taxa de glicose e é criada por nosso Pâncreas. Quando o Pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente, a taxa de glicose aumenta em nosso sangue, pois o açúcar não penetra nas células, originando o diabetes. Há 2 tipos de diabetes e pessoas com mais de 45 anos que apresentam obesidade ou histórico familiar aumentam o risco de desenvolvê-las.

 

Hipertensão

 

Hipertensão ou pressão alta, é uma doença que atinge 50% de homens e mulheres acima dos 50 anos. Alimentos com muito sal, frituras, consumo de álcool e tabagismo são os principais fatores que causam o entupimento dos vasos sanguíneos. Quando isso acontece no coração, ocorre um infarto. No cérebro, leva a um AVC e nos rins paralisação dos órgãos.

 

Osteoporose

 

Na 3ª idade os ossos não se renovam tão rápido como antes, ficam mais fracos e finos, criando maior possibilidade de fratura. A prevenção da doença se dá pela ingestão de cálcio suficiente. As mulheres devem se atentar a essa doença degenerativa, pois as chances de obter osteoporose após a menopausa é maior.

 

 

Glaucoma

 

Doença ocular, caracterizada por lesão no nervo óptico. São 3 tipos: glaucoma congênito, secundário e de ângulo aberto. Esse último representa a maior parte dos casos, ele não se manifesta prontamente e pode demorar anos para causar perda visual perceptível. Mas uma vez não tratado, leva o indivíduo a cegueira total e permanente.

 

Mal de Parkinson

 

Causa degeneração das células cerebrais, em especial na área responsável por movimentos. Entre os sintomas mais comuns, estão tremores involuntários, rigidez muscular e lentidão nos movimentos.

 

Doenças degenerativas são irreversíveis e sedentarismo, erros genéticos e maus hábitos alimentares agravam a situação. Contudo, algumas delas têm tratamento e controle, assim o paciente com doença degenerativa pode levar uma vida mais tranquila, desde que tenha acompanhamento médico adequado por profissionais responsáveis.

 

Normalmente o cuidado em casa é o principal fator para que o idoso com doença degenerativa viva melhor.

00
A Master Nursing vai te ajudar! Nos ligue ou mande uma mensagem