Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Idoso mais disposto no verão? Como uma rotina saudável ajuda?

Idoso mais disposto

Conforme envelhece, é difícil deixar o idoso mais disposto e com o mesmo ânimo de antigamente. O corpo se cansa rápido, o raciocínio fica comprometido e tarefas que eram simples, torna-se complexas.

Na terceira idade, geralmente as pessoas ficam isoladas, passam boa parte de seus dias em casa, e pouco se movem e é no verão que essa rotina monótona aumenta, pois, o calor causa desconforto aos idosos.

Eles preferem evitar o Sol e com isso, privam-se de exercícios físicos e visitas a casa de familiares.

Se um idoso tem a sua disposição afetada e não segue uma rotina saudável no verão, a sua saúde pode sofrer complicações.

Por isso, é importante um especialista em cuidados Home Care acompanhar o dia a dia de uma pessoa da terceira idade e garantir que ela mantenha a disposição mesmo com o clima adverso.

A rotina bem planejada e dinâmica facilita a vida do idoso e previne alguns problemas, entre eles:

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Os idosos que possuem doenças degenerativas ou sofreram um trauma muito grave, como Mal de Alzheimer ou acidente vascular cerebral (AVC), tem sua autonomia afetada, ou seja, precisam de ajuda na maior do tempo.

Isso faz com que eles fiquem constantemente estressados ​​e ansiosos.

Eles podem ainda sentir-se desorientados ou inseguros, pois não sabem o que vai acontecer daqui a alguns minutos ou algumas horas.

Uma rotina previsível reduz o estresse e a ansiedade. Desta forma o idoso sabe exatamente o que vai acontecer adiante. Qual atividade será feita e quando ocorrerá.

Essas ações corriqueiras acabam de alguma forma, fixando em suas memórias, mesmo que seja de forma parcial.

Eles não terão que pensar conscientemente ou se preocupar com o que estão fazendo. De forma inconscientemente sentem o que vem depois.

2. Garante segurança

É fato que muitos idosos não gostam de surpresas. Ter uma rotina permite que eles prevejam e planejem o dia, e isso traz a eles um sentimento de segurança.

A rotina traz uma estabilidade, tornando o idoso mais disposto.

Também é mais fácil lidar com a memória e as questões cognitivas, como lembrar-se do motivo de tomar determinado remédio ou seguir as recomendações médicas sobre alimentação e dieta.

Mesmo que um idoso com algum tipo de demência possa não estar totalmente ciente de suas ações, ter uma rotina fará com que ele se sinta mais tranquilo e seguro.

3. Boas noites de sono deixam o idoso mais disposto

Fazer as mesmas atividades básicas, como comer, vestir-se e tomar banho em horários planejados, melhora a qualidade do sono. É uma enorme contribuição para manter o idoso mais disposto.

Uma vez que muitos idosos têm problemas com o sono, ter uma rotina bem estruturada garante uma melhor qualidade de sono. Estabeleça sempre um horário para dormir toda noite.

É válido ressaltar que uma pessoa na terceira, por vezes, não consegue programar o seu dia sozinho. As suas atividades devem ser acompanhadas por um profissional especializado em cuidados domiciliares.

Procure um terapeuta ocupacional. Conheça melhor o trabalho desenvolvido por eles.