Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Serviço de home care: como auxilia na diminuição de riscos com idosos?

serviço de home care

Cuidar de idosos requer conhecimento especializado para mantê-los seguros. Requisito esse que um serviço de home care oferece para o paciente e para os familiares.

O idoso precisa de atenção e de cuidados para evitar os riscos domésticos que estão presentes no ambiente residencial, por isso, para garantir a segurança do seu familiar, é indispensável tomar algumas medidas e contar com quem entende do assunto.

Leia nosso post e saiba como o serviço de home care pode garantir a segurança e o equilíbrio do idoso, evitando riscos e diminuindo a preocupação dos familiares.

Os principais riscos nos cuidados com idosos

Alguns problemas são recorrentes no cuidado com os idosos. 

Entre os mais comuns estão:

Quedas

Segundo o Ministério da Saúde, 28 a 35% das pessoas com 65 anos sofrem, no mínimo, uma queda por ano. Esse número aumenta proporcionalmente à idade do idoso.

Os principais motivos das quedas são: 

  • declínio cognitivo, 
  • diabetes, 
  • artrite ou reumatismo, 
  • enfraquecimento, 
  • ausência de visão, 
  • demência, 
  • medo de andar sozinho,
  • falta de adaptação da casa. 

Elas podem ser evitadas a partir de alguns cuidados especiais, como tratamento médico, prática de atividade física, uso de calçados adequados, adaptações do ambiente, passeios e serviços especializados. 

Acidentes

Quando o idoso fica em casa sozinho, o risco de acidentes domésticos é maior devido aos esquecimentos, confusões, falta de mobilidade e flexibilidade, e outras deficiências. 

Os acidentes mais comuns são: 

Queimaduras

Esses acidentes são bem comuns entre os idosos e acontecem por conta de equipamentos na cozinha, como microondas e fogão, até o excesso da água quente do chuveiro. 

Asfixia

É outro acidente doméstico muito comum, podendo levar à morte, caso o idoso não seja socorrido a tempo. 

Ela pode acontecer pelos engasgos com alimento ou medicamento, na cama (quando há dificuldades para se mexer) ou pelo gás ligado. 

Intoxicação

Muitas vezes, o idoso costuma esquecer se tomou, ou não, os seus medicamentos e isso pode o levar a ingerir doses superiores de remédios. 

Alguns podem ingerir ainda outros produtos químicos acidentalmente.

Falta de controle emocional

Envelhecer nem sempre é fácil quando o idoso não está preparado emocionalmente para alguns enfrentamentos.

Sentimento de inutilidade, não saber lidar com as limitações e com as perdas dos amigos e familiares, vazio, solidão e tristeza profunda, são fatores desencadeantes para o desequilíbrio emocional e o surgimento de algumas doenças, entre elas a depressão.

Um idoso precisa se ocupar, se sentir útil, amado, ativo e feliz e, para isso, precisa de atenção e de acompanhamento profissional.

Como o serviço de home care pode auxiliar na diminuição dessas preocupações?

Como você observou nesse artigo, para cuidar bem de uma pessoa idosa é preciso contar com uma equipe profissional que auxilie na diminuição dos riscos de acidentes domésticos e na rotina.

Com o serviço de home care, a família e o idoso passam a contar com profissionais multidisciplinares que atendem e compreendam a necessidade de ambos, orientando e auxiliando os parentes da melhor forma. 

Curta da melhor forma o seu familiar e deixe que a Master Nursing faça todo o acompanhamento profissional necessário. Entre em contato conosco e conte com todos os benefícios do home care.


Home Care