Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Como viver bem com a artrite?

Como viver bem com a artrite?

A artrite é uma inflamação das articulações que causa dor, rigidez, restrição de movimentos, inchaço e vermelhidão na área atingida.

Por todos esses sintomas, muitos pacientes apresentam problemas em manter sua rotina, principalmente no período da manhã e da noite.

Felizmente, algumas medidas simples podem ser tomadas para facilitar o cotidiano do paciente.

Se você quer saber quais são as nossas dicas para se viver bem com artrite, continue lendo nosso post!

6 dicas para viver bem com artrite!

Para auxiliar sua jornada na convivência com este quadro clínico separamos 6 dicas. Confira!

Deixe seus remédios perto da cama

Muitas pessoas com artrite têm dificuldades de levantar da cama por já acordarem com dores.

Por isso, uma das nossas dicas é deixar os remédios perto da cama para, se necessário, tomar antes de levantar. Não esqueça de levar uma garrafa de água também!

Uma boa dica é colocar o despertador para uma hora antes do horário de se levantar. Caso já esteja sentindo alguma dor, tome remédio e volte a dormir normalmente até sua hora habitual.

Esse detalhe pode fazer toda a diferença para levar uma rotina mais leve, acordando com mais disposição para suas atividades diárias.

Inicie o dia se alongando!

Sabemos que às vezes a dor é tanta, que não dá nem vontade de levantar da cama, mas se alongar é uma ótima medida para aliviar as dores!

Segundo a WebMD, os alongamentos podem ser feitos antes de levantar ou no chão, o que for melhor para cada um e devem focar nas costas, quadris e joelhos.

Se você ficou interessado em fazer alongamentos, entre em contato com seu médico e peça uma rotina de exercícios. Com certeza ele saberá indicar quais são os melhores para você!

Adapte suas roupas

Se vestir também é uma das dificuldades dos pacientes com artrite, principalmente ao se utilizar roupas mais justas e com botões.

Por isso, é fundamental ser criativo na hora de se vestir. Invista em peças elásticas, com modelos fáceis de vestir e, se possível, com velcro no lugar de botões.

Essas medidas não sacrificam o visual e ainda tornam sua rotina mais fácil e tranquila.

Organize suas refeições

A alimentação tem grande papel no combate da artrite. Cientistas indianos concluíram que frutos, ervas, especiarias, cereais integrais e fontes de boas gorduras podem auxiliar na diminuição das dores.

Mas sabemos que nem sempre é fácil cozinhar, por isso, uma das nossas dicas é organizar as refeições de acordo com as suas necessidades.

Uma boa ideia é focar em alimentos mais rápidos de serem preparados ou optar por pedir comida pronta.

Também é possível encomendar comidas congeladas e consumi-las durante a semana. Escolha a melhor opção para sua realidade.

Adapte sua casa

A adaptação da casa é uma medida essencial para qualquer pessoa que vive com artrite.

Recomenda-se a adaptação de:

  • maçanetas;
  • torneiras e registro,
  • talheres,
  • escova de dente,
  • colocação de barras no banheiro,
  • remoção de tapetes.

Evite todo o tipo de equipamento que necessita fazer força para a utilização, buscando a tecnologia como solução.

Já existem escovas e facas elétricas, dentre outros equipamentos voltados para pessoas com artrite. 

Peça ajuda quando necessário

Pode ser necessário pedir ajuda para realizar tarefas que já não estão mais ao seu alcance. Seja fazer uma faxina pesada ou apenas algo comum em sua rotina.

Não há nenhuma vergonha em admitir suas limitações e pedir auxílio para familiares e amigos.

Em casos mais extremos, onde existe a possibilidade de quedas ou dores mais fortes, uma boa opção é o home care, que é uma categoria de enfermagem domiciliar altamente indicada para pacientes com artrite.

A Master Nursing oferece este serviço e está à disposição para tirar suas dúvidas. Entre em contato conosco e saiba mais!


Home Care