Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

10 Dicas para dar banho em idosos.

10-dicas-para-dar-banho-em-idosos

Os cuidados com idosos são muitos e variam de acordo com as necessidades do mesmo. Enquanto alguns chegam a terceira idade conseguindo realizar muitas das tarefas básicas do dia a dia, outros precisam de acompanhamento em tempo integral até mesmo para o banho.

No caso deste último grupo, como proceder para dar um banho em idoso mantendo-o seguro? Como fazer a completa limpeza trazendo ainda tranquilidade para o banho do idoso? Veja todas essas respostas a seguir neste artigo.

10 dicas para dar o banho em idosos

Quer garantir mais tranquilidade durante o banho do idoso? Acompanhe a seguir 10 dicas sobre como tornar esse momento ainda mais agradável e seguro:

1.   Crie uma rotina de horário para o idoso

Determinar um horário para o banho do idoso é uma boa prática para que o mesmo se acostume a ter rotina. Tal como um bebê, esse tipo de organização ajudará o idoso a dormir melhor, se alimentar nas horas certas e outros.

2.   Separe as roupas que serão usadas depois

Que tal adiantar o trabalho e deixar as roupas que serão postas depois do banho já prontas em cima da cama? Especialmente para os casos em que o idoso já não consegue mais fazer isso sozinho, pode ser bastante interessante.

3.   Deixe tudo fechado

Para evitar correntes frias após o idoso ter saído do banho, tome o cuidado de fechar portas e janelas. Vale lembrar que a saúde do idoso é bem mais frágil, por isso este cuidado é importante e também necessário.

4.   Prefira sabonetes do tipo neutro

Muitas vezes os idosos passam a vida sem ter alergia, porém durante a terceira idade passam a apresentar algum quadro indesejado. Para evitar desconforto, prefira sempre produtos neutros, inclusive os sabonetes do banho.

5.   Verifique sempre a temperatura da água

A pele do idoso é muito sensível e para não machucá-la a água não deve estar quente demais. Verificar a temperatura é importante para mesclar bem o quente e gelado, a fim de garantir um banho mais gostoso e tranquilizador.

6.   Técnicos de enfermagem: Tire seus acessórios!

Se você for um técnico de enfermagem home care lembre-se de retirar todos os acessórios antes de dar banho no idoso. Geralmente esses acessórios são os anéis, pulseiras e relógios. Também tome cuidado com o tamanho das unhas.

7.   Use luvas para dar banho no idoso

Para maior conforto e higiene, tanto do idoso quanto do auxiliar, é imprescindível usar sempre luvas. Essas podem ser descartáveis ou daquelas que duram mais. Sempre use de modo pessoal.

8.   Mantenha a autonomia do idoso

Em alguns casos o idoso ainda tem autonomia para tomar seu banho sozinho ou ainda para lavar as suas próprias partes íntimas. Neste caso, não tire a autonomia dele, mas pelo contrário, sempre incentive!

9.   Garanta que o banheiro tenha barras de segurança

Casa de idoso tem que passar por reforma! Especialmente no banheiro é importantíssimo que tenha barras de segurança, tanto no chuveiro quanto no vaso sanitário. Faça as mudanças ou as oriente para que o idoso tenha mais conforto e tranquilidade.

10.   Cuidado com escorregões

Por fim, o banho em idoso é um momento bastante crítico em que muitos sofrem acidentes e se machucam não vindo a se recuperar. Tome cuidado com escorregões! Se possível coloque tapetes que ajudem a diminuir o atrito com o chão.

Agora que você sabe qual é o passo a passo necessário para dar banho em idoso, aproveite para conhecer outros incríveis conteúdos da Master Nursing sobre envelhecimento, dicas para cuidar de idosos e entre outros. Acesse o Blog Master Nursing.


Home Care