Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

5 cuidados para o idoso ter uma boa reabilitação após um AVC

A reabilitação de um idoso após um AVC é provavelmente a parte mais importante da recuperação.

Os efeitos causados pelo trauma podem deixar graves sequelas e por isso alguns hábitos devem ser tomados e várias mudanças precisam ser adotadas.

Em muitos casos uma boa reabilitação garante que o idoso volte a exercer suas atividades de rotina, ou seja, não perca a sua independência.

 

O que é um AVC?

Existem dois tipos de AVC – Acidente Vascular Cerebral, o Isquêmico e o Hemorrágico.

Em ambos os casos a falta de sangue na área cerebral faz com que ocorra perda de funções.

Também conhecido popularmente como derrame, o AVC  acontece graças ao rompimento ou entupimento de um ou mais vasos que levam o sangue até o cérebro.

 

Por que os idosos sofrem tanto com o AVC?

Qualquer pessoa pode sofrer um AVC, entretanto é pouco comum acontecer com pessoas mais jovens.

Os idosos também correm mais risco de sofrerem sequelas. Além disso, diabéticos, hipertensos, e pessoas que consumem alimentos muito gordurosos e bebidas alcoólicas aumentam as chances de desenvolver um AVC, pois fazem parte do grupo de risco.

 

Quais cuidados devem ser adotados na reabilitação?

A reabilitação sempre começa no hospital. Após alguns dias, quando o paciente ter melhora no quadro clínico e apresentar uma situação estável, a reabilitação do idoso deve ser continuada em casa, mas sempre com o acompanhamento de profissionais de saúde.

Sob a orientação de um médico, um tratamento é criado para atender as necessidades do idoso. Em geral, os 5 principais cuidados que o paciente necessita:

  • Nutricionista – Seguir uma boa alimentação é essencial para o sucesso da reabilitação.
  • Psicólogo – Manter as interações sociais com outras pessoas é de grande ajuda. O profissional da psicologia busca encorajar o idoso a manter sua vida e não se isolar das pessoas.
  • Fisioterapeuta – A habilidade motora pode ser bastante prejudica após um AVC. A forma mais eficaz de melhorar a situação é com sessões de fisioterapia.
  • Terapeuta ocupacional – Ensinam novamente as pessoas que sofreram de acidentes vasculares cerebrais a gerenciarem atividades diárias, como comer, banhar-se, vestir-se, escrever e cozinhar.
  • Enfermeiros em tempo integral – Especializados em ajudar pessoas que sobreviveram a graves problemas de saúde a se adaptarem a uma nova rotina, prevenindo a aparição de novos problemas de saúde.

 

É possível ter uma boa reabilitação em casa?

Sim, desde que o paciente tenha acompanhamento de familiares para te ajudar no dia a dia e um profissional capacitado e disponível para sanar as suas necessidades. Nesse caso o melhor a se fazer é contratar um serviço de Home Care.

Além dos custos para reabilitação em casa serem muitos menores do que no hospital, com um serviço de Home Care, o idoso usufrui de um atendimento exclusivo, pois o enfermeiro contratado dá atenção total apenas a um paciente.

Isso torna o tratamento mais humanizado e permite que a reabilitação tenha constante evolução e acompanhamento.


Home Care