Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

6 filmes sobre idosos para refletir

6 filmes sobre idosos para refletir

Existem muitos filmes sobre idosos que nos ajudam a refletir sobre os sentimentos e as experiências vivenciadas na terceira idade. 

Eles também nos mostram que nem sempre os familiares estão preparados para lidar com determinadas situações. 

Já outros conteúdos trazem personagens que são verdadeiros exemplos de amizade, quer seja o próprio idoso, um familiar, cuidador e até mesmo um vizinho.

Selecionamos 6 filmes incríveis, com histórias emocionantes e que mostram que todas as fases da vida são gratificantes, basta saber aproveitá-las. 

Vamos conferir quais são eles?

Confira alguns filmes sobre idosos

Para algumas pessoas a terceira idade pode ser marcada pelo sentimento de solidão, para outras pela frustração das limitações físicas, também existem aquelas que simplesmente curtem a vida aproveitando todas as possibilidades e oportunidades que ela oferece.

Essas experiências são retratadas com extrema sensibilidade em cada um dos filmes sobre idosos que selecionamos para você. 

Veja quais são:

A Última Gargalhada

A Última Gargalhada narra o reencontro de Buddy Green (Richard Dreyfuss) e Al (Chevy Chase) após passarem 50 anos sem se verem. 

Al é um empresário do showbiz e ama o que faz, mas tem enfrentado problemas para conseguir clientes. 

Buddy Green é um ex-comediante, que inclusive foi agenciado por Al, mas desistiu da carreira e tornou-se um podólogo. 

O reencontro acontece depois que Al passa a morar em uma casa de repouso. Assim, o empresário convence Buddy a voltar a fazer comédias e juntos os dois amigos decidem pegar a estrada para realizarem uma turnê.

Durante toda a trama são abordadas questões bem reflexivas sobre a vida sexual, a morte, doenças, frustrações, alegrias e uso de drogas lícitas e ilícitas entre outros temas.

Nossas Noites

Nossas Noites é um dos filmes sobre idosos que convida o telespectador a refletir sobre o sentimento de solidão que invade a pessoa, principalmente quando o cônjuge morre e os filhos saem de casa.

Por outro lado, ele também mostra que ousadia e vontade de curtir a vida devem existir sempre. 

O enredo conta a história de dois vizinhos viúvos, interpretados por Jane Fonda e Robert Redford. 

A ousadia acontece quando certa noite Addie (Jane Fonda) bate à porta de Louis (Redford), convidando-o para que ele durma com ela para mandar embora a solidão que ambos sentem. 

A trama ainda enfatiza o papel do pai, mãe e avó.

Tudo Que Você Quer 

Tudo Que Você Quer é uma produção italiana e um dos filmes sobre idosos que mostra que a terceira idade pode ser vivenciada de forma alegre, gentil e inteligente. 

Tudo começa quando Alessandro, interpretado por Andrea Carpenzano, um jovem de vida complicada, aceita trabalhar como cuidador de Giorgio, vivenciado por Giuliano Montaldo, um poeta nos seus 80 e que dá sinais de perda da memória. 

Durante as caminhadas vespertinas, ambos constroem uma amizade e iniciam uma jornada à procura das emoções perdidas e desconhecidas.

Vovó Saiu do Armário 

Vovó Saiu do Armário é uma produção espanhola e traz a tona a homossexualidade na terceira idade. 

Na trama, duas amigas setentonas e integrantes de famílias conservadoras decidem casar, pegando todos de surpresa. 

Apesar de ser uma comédia, a trama traz uma reflexão sobre a luta das duas mulheres para realizarem seus desejos e o preconceito que elas enfrentam, principalmente por parte dos parentes. 

Viver Duas Vezes

Viver Duas Vezes também é uma produção espanhola e mostra a convivência entre três gerações, o avô Emílio, sua filha Julia e a neta Blanca, além do genro Felipe. 

A história gira em torno do avô, um professor de matemática que começa a sentir os primeiros efeitos do Alzheimer. 

Com medo da possibilidade de esquecer a história da sua vida, o idoso que vive da sua aposentadoria resolve procurar o seu primeiro amor, Margherita. Para isso, ele conta com a ajuda da família, principalmente da filha.

O Quarteto

O Quarteto é um dos filmes sobre idosos que mostra a convivência entre Wilf (Billy Connolly), Reggie (Tom Courtenay) e Cissy (Pauline Collins), todos ex-cantores famosos de óperas que moram em um lar que abriga artistas. 

O trio de cantores fazia parte de um quarteto, mas agora aposentados vivem de relembrar os seus dotes e organizar eventos para angariar fundos para a instituição.

O enredo começa quando a ex-mulher de Reggie, também cantora, e a outra integrante que compunha o mesmo grupo, passa a residir no local.

Agora que você conferiu os filmes sobre idosos que selecionamos, que tal continuar a leitura para conhecer os benefícios da arte na terceira idade?


Home Care