Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

A fisioterapia para idosos: saiba como aproveitar a melhor idade.

A cada ano que passa a expectativa de vida no Brasil aumenta. Hoje, em média, o brasileiro vive 75 anos*. A qualidade de vida em nosso país também cresceu nos últimos anos, contudo, após a aposentadoria há uma queda, ou seja, os idosos em geral não estão satisfeitos com a vida que levam.

Os maiores problemas são a mudança de rotina (a vida na terceira idade fica mais monótona) e o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e Alzheimer.

A redução de mobilidade é outra dificuldade enfrentada após os 65 anos, por conta do sedentarismo e carência de nutrientes no organismo.

Uma boa suplementação e adotar a prática de exercícios físicos regularmente ajudam a melhorar a qualidade de vida.

 

Todos os idosos precisam de fisioterapia?

A fisioterapia para idosos pode ser uma grande aliada no combate as dores, fortalecendo a musculatura e melhorando a flexibilidade do idoso.

É válido ressaltar que a prevenção contra doenças é sempre o melhor remédio, especialmente nessa idade.

Engana-se quem pensa que a fisioterapia só deve ser realizada para curar doenças ou lesões. Ela também pode auxiliar o idoso a manter uma boa qualidade de vida e independência, sem dores.

Então é correto afirmar que todos os idosos necessitam de fisioterapia.

 

Quantas vezes por semana é recomendado a fisioterapia nos idosos?

O planejamento de exercícios para idosos deve ser diferente do proposto para pessoas mais jovens. Eles devem ser simples, mas eficazes.

A frequência também muda, pode ser menor, com menos séries e repetições.

Normalmente, idosos chegam ao consultório apontando várias queixas. Por isso, cada plano de fisioterapia precisa ser criado de forma individual.

 

Quais são os benefícios da fisioterapia em idosos?

Existem inúmeros benefícios de se adotar a fisioterapia na terceira idade, os principais são:

  • Aumento de força muscular;
  • Ganho de flexibilidade;
  • Previne possíveis lesões no futuro;
  • Amenizam as dores nas articulações;
  • Melhora a qualidade do sono e diminui os problemas de ansiedade.

 

É possível fazer fisioterapia em casa?

Sim, dependendo da situação, é aconselhável que o idoso realize a fisioterapia em casa, com profissionais de saúde Home Care.

Além de tornar o tratamento mais humanizado, o paciente recebe tratamento exclusivo e atenção constante de um especialista.

A fisioterapia domiciliar combina segurança e comodidade, para que a fase da “melhor idade” realmente seja aproveitada.

 

Como realizar a fisioterapia no seu domicílio?

É necessário contratar uma empresa especializada em serviços Home Care, como a Master Nursing que presta serviços desde 1994.

Por existir diversos tratamentos fisioterápicos, o trabalho de fisioterapia da Master Nursing é amplo e conta com cinesioterapia, crioterapia, hidroterapia, fisioterapia respiratória, ou seja, nosso trabalho vai muito além do que manter ou recuperar as habilidades motoras do idoso.

Para conhecer melhor o nosso trabalho, entre em contato com a gente, fale com nossos profissionais e tire todas as dúvidas antes de contratar o serviço de Home Care.


Home Care