Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

3 razões para idosos fazerem acupuntura

3 razões para idosos fazerem acupuntura

Praticada há mais de dois mil anos pelos chineses, a acupuntura tem como princípio o equilíbrio no fluxo de energia no corpo.

Ela não tem efeitos colaterais e seus benefícios já são utilizados em mais de 130 países. No Brasil, ela chegou há pouco mais de 40 anos.

De forma geral, ela melhora todas as funções dos órgãos possibilitando uma normalidade no funcionamento do corpo. 

Seus benefícios são tão valorizados que, aqui no nosso país, ela é considerada uma especialidade médica inserida como alternativa complementar de tratamento disponibilizado no SUS

Quer saber quais são os benefícios dessa prática em especial para o idoso? Continue lendo!

Como a acupuntura funciona?

Os profissionais especializados na área inserem agulhas super finas em pontos que precisam ser trabalhados, tratados e equilibrados no corpo. 

Para a medicina chinesa, essa técnica auxilia a corrigir os desequilíbrios no fluxo de energia em todo o organismo, chamados para os orientais de qi, pronunciados por nós de tchi.

Para a medicina ocidental, essa alternativa de tratamento ajuda a promover o ajuste dos neurotransmissores, dos níveis de hormônios e do sistema imunológico do organismo. 

O procedimento é indolor.

Quais são os benefícios da acupuntura?

Na acupuntura o ser humano é tratado na totalidade, por isso, não existe a separação entre o corpo, a mente e o espiritual.

Por isso, ela é benéfica para:

Reduzir a ansiedade

Para o idoso, a acupuntura é uma eficiente terapia auxiliar no relaxamento físico e mental.

Como a técnica tem o objetivo de equilibrar o fluxo de energias, isso ajuda a reduzir a ansiedade, depressão, sensações de pânico etc. 

Além disso, ela é benéfica para:

  • melhorar a qualidade no sono,
  • gerar mais disposição,
  • aliviar o estresse,
  • controlar pensamento negativo,
  • reduzir a sensação de incapacidade,
  • diminuir a sensação de desânimo.

Diminuir as dores crônicas

Um estudo publicado na Harvard Health Publishing confirma a eficácia da acupuntura no alívio de dores crônicas, entre elas a lombar e artrite. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram outras 29 experiências que envolveram 18 mil participantes. 

O resultado mostrou que as pessoas submetidas à técnica oriental tiveram suas dores aliviadas em até 50%, efeito praticamente igual ao de analgésicos comuns. 

Os alemães também comprovam essa eficiência: entre 40 mil pacientes analisados 90% afirmaram sentir alívio das dores. 

Além de promover o alívio da dor crônica, ela também acelera o processo de recuperação em caso de lesões. 

Combater as dores de cabeça

Estudos realizados na Unicamp, coordenados pela Dra. Jerusa Alecrim, trazem a informação que a acupuntura ajuda a combater a dor de cabeça. 

De acordo com a médica acupunturista, essa técnica tem efeito semelhante ao de medicamentos profiláticos, inclusive no combate da enxaqueca. Isso acontece porque ela atua como analgésico e anti-inflamatório.

O resultado também apontou que alguns pacientes podem se beneficiar desses efeitos por quase um ano após o término das sessões. 

Dessa forma, a acupuntura é uma alternativa sem efeitos colaterais, eficaz e segura.

É importante ressaltar que não há exigência de prescrição de outro profissional médico para que o idoso possa fazer esse tratamento. 

Ele passará por uma avaliação do acupunturista que lhe indicará a melhor forma de tratar o seu mal e o tempo necessário. 

Agora que você conferiu 3 razões para idosos fazerem acupuntura e usufruírem dos benefícios dela, que tal continuar a seguir a Master Nursing no Facebook para mais dicas de saúde?


Home Care