Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Como escolher uma casa de repouso para idosos?

Como escolher uma casa de repouso para idosos?

Muitos filhos, quando começam a notar que os pais estão apresentando problemas de saúde, começam a se perguntar como escolher uma casa de repouso.

Nesse ambiente, os idosos são cuidados por profissionais, o que pode aumentar a sua qualidade de vida durante o envelhecimento.

Mas, infelizmente, existem instituições que não prestam os devidos cuidados para os seus pacientes e os deixam desamparados nos momentos que mais precisam.

Para evitar que isso aconteça com seus familiares, é preciso saber como escolher uma casa de repouso. Confira alguns pontos que podem auxiliar você.

Como escolher uma casa de repouso ideal?

Confira 4 pontos que podem ajudar você em relação a essa questão.

Localização

O primeiro ponto para decidir a casa de repouso ideal para o idoso é a localização.

No primeiro momento, é comum que se sinta sozinho e tenha saudades de casa e dos entes queridos, por isso, recomendamos que o local fique perto da família.

Assim, será possível fazer visitas curtas durante a semana para auxiliar na adaptação. Além disso, também ficará mais fácil locomover o idoso para encontros familiares como aniversários e festas.

Segurança

Outro fator que deve ser considerado na hora de escolher uma casa de repouso é a segurança.

Esse fator, no presente contexto, vai muito além de evitar furtos ou roubos, mas diz respeito à segurança com o próprio idoso.

Veja quais são os cuidados que eles oferecem, se são organizados, se cuidam com banho e alimentação e se fazem com que o paciente se sinta bem dentro da instituição.

Além disso, também é importante que o local tenha alarmes, equipe de segurança e portas seguras.

Quadro de colaboradores

Para saber como escolher uma casa de repouso, é preciso se atentar ao quadro de colaboradores.

Isso deve ser visto tanto em relação à quantidade, ou seja, quantos enfermeiros e profissionais estão disponíveis para cada idoso, quanto à qualidade destes trabalhadores.

Agende uma visita nas casas de repouso que passam nos pontos acima e converse com toda a equipe. Veja como eles tratam os pacientes, qual é a sua filosofia e como os incentivam a serem mais saudáveis.

É um ponto que faz toda a diferença e deve ser avaliado por todos que desejam trazer mais conforto para seus familiares.

Oferta de atividades

Atualmente, as casas de repouso não têm o mesmo formato de antigamente. Ao invés de o idoso ter que ficar na cama ou sentado o dia inteiro, ele pode fazer diversas atividades durante o dia, que variam entre:

  • fisioterapia,
  • aulas,
  • momentos de lazer,
  • exercícios,
  • dinâmicas.

Por isso, não deixe de conferir se a instituição oferece isso e veja qual mais combina com o seu familiar. Existem locais que oferecem jardinagem, aulas de arte, corais e visam melhorar a qualidade por meio da cultura e da arte.

Assim, é possível permanecer ativo, se relacionar com novas pessoas e envelhecer de maneira digna.

Alternativas à casa de repouso

Se, mesmo após ler tudo isso, você ainda não tem certeza que a casa de repouso é o melhor local para o seu familiar, existem outras opções.

Uma delas é o home care, também chamado de cuidados domiciliares. Esse tipo de atendimento é feito por enfermeiros altamente capacitados que prestam todos os cuidados necessários para o idoso.

Eles auxiliam com a medicação e com as atividades diárias, prestando e incentivando o envelhecimento saudável.

É possível, ainda, fazer o acompanhamento com diferentes especialidades, como:

  • fisioterapeutas,
  • nutricionista,
  • psicólogo.

Se você quer saber mais sobre home care e ver se essa opção é válida para você, não deixe de entrar em contato conosco. Somos especializados em cuidados domiciliares de idosos, atuamos no segmento desde 1994 e podemos tirar suas dúvidas.


Home Care