Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Como evitar o esgotamento ao cuidar de idosos?

como-evitar-o-esgotamento-ao-cuidar-de-idosos

1. Cuide de si mesmo em primeiro lugar

Não é possível cuidar de idosos se não estamos bem. Aspectos simples do cotidiano como evitar o álcool, cigarro e excessos de todos os tipos são fundamentais.

Manter uma rotina com refeições nutritivas, boas noites de sono e realizar regularmente os exames médicos básicos darão uma saúde mais resistente e mais disposição para o trabalho.

Além disso, por mais difícil que possa parecer, deve-se procurar encontrar alguns minutos no dia a dia para prática de exercícios físicos.

2. Procure por ajuda

Nem sempre quem se habilitou a cuidar do idoso consegue realizar todas as tarefas que precisa em seu dia. É interessante que se faça uma lista de tudo o que faz parte da rotina de cuidados e que se procure outras pessoas que possam auxiliar na execução delas.

Determinadas tarefas podem ser feitas por qualquer pessoa e ainda há aquelas que são realizadas esporadicamente. Nessas situações, pedir ajuda de outros parentes ou amigos da família é ainda mais fácil, uma vez que eles não terão que se dedicar totalmente à atividade.

Também é comum que nós mesmos façamos alguns serviços de reparos em casa. A questão é que a própria rotina de cuidados envolvendo o idoso é desgastante. Sendo assim, sempre que necessitar de algo que não esteja ligado à prestação de cuidados, procure ajuda de fora.

Por fim, bem-estar físico e mental depende de como anda nossos sentimentos. Não há problema algum em compartilhar com algum amigo, parente ou profissional as frustrações que surgem. Lembre-se que quanto mais apoio temos, mais fortes e dispostos ficamos.

 

3. Organize-se

Listas, calendários e planilhas podem ajudar a priorizar quais são suas principais responsabilidades. Fazer isso é muito simples: comece das tarefas mais importantes para as menos importantes. Aliás, é fundamental não se estressar caso não consiga cumpri-las, mas procure se manter organizado sempre.

4. Use a tecnologia

Atualmente, existe uma infinidade de aplicativos que trazem dicas para profissionais de diversas áreas. Por exemplo, o que fazer para diminuir a ansiedade provocada pela atividade ou exercícios de respiração para diminuir o estresse e relaxar um pouco. Eles são muito úteis especialmente para as pessoas que não tem muito tempo.

5. Serviço especializado

Nossa última dica pode ser considerada uma das mais funcionais. Temos que lembrar que o desgaste físico e emocional da pessoa responsável por cuidar do idoso pode ter origem no fato de que ela não está habilitada para lidar com essa situação.

Nesse sentido, a melhor alternativa é buscar por um serviço profissional. Vale destacar que, ao contratar uma empresa especializada, há uma série de vantagens agregadas. Por exemplo, o idoso terá à sua disposição um cuidado técnico, capacitado e eficiente. Além disso, a família também perceberá os benefícios na forma de melhorias na qualidade de vida de todos os envolvidos.

Como apontamos no início, cuidar de idosos é uma tarefa complicada. Mas é importante que tenhamos otimismo no dia a dia. Procure se concentrar na sensação reconfortante que é cuidar e ficar perto de alguém que se ama. Reúna a família e compartilhe alegrias afastando qualquer indício de negatividade e tristeza.


Home Care