Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Conheça 8 dicas de como prevenir doenças cardiovasculares

Com o passar dos anos é inevitável que o corpo e a mente sofram importantes alterações, modificando suas características proporcionadas pelo vigor da juventude. O metabolismo desacelera, a saúde psicológica e emocional tende a ficar mais suscetível a abalos e a imunidade torna-se mais frágil do que antes.A atenção com a saúde precisa ser dobrada nessa fase da vida.
Mesmo com as mudanças no organismo decorrentes dos longos anos de vida é possível prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Dieta regrada, atividades físicas regulares, controle da pressão e diabetes, são alguns pontos a serem monitorados e cuidados para manter a saúde da melhor forma possível e a boa qualidade de vida.

O que são doenças cardiovasculares ?

Blond woman with thoughtful look

Para aqueles que não sabem ao certo, as doenças cardiovasculares são enfermidades  que afetam o sistema circulatório, isto é, referem-se a distúrbios no coração e  nos  vasos sanguíneos (cardio = coração; vasculares = vasos sanguíneos).

 Existem vários tipos de doenças cardiovasculares, veja as mais comuns:
*Infarto do  miocárdio;
*Doença das artérias coronárias;
*Angina;
*Aneurisma da  aorta;
*Arritmias;
*Doença cardíaca congênita;
*Insuficiência cardíaca ;
*Doença  cardíaca reumática.

 Fatores que contribuem para o aparecimento de doenças cardiovasculares

Com o envelhecimento, o sistema cardiovascular passa por várias mudanças, como a redução da elasticidade das artérias, o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, causando entupimento devido a redução de seu espaço interno), diminuição na condução de estímulo elétrico cardíaco, entre outros. Além da genética, eis alguns fatores comportamentais vistos como as principais razões de entupimento das artérias:
*Dieta alimentar inadequada;
*Pressão alta, colesterol elevado;
*Sedentarismo,;
*Obesidade;
*Consumo de álcool em excesso;
*Fumar.

Muitas doenças cardiovasculares podem ser evitadas seguindo algumas dicas bem simples de prevenção.

Confira agora 8 dicas para prevenir doenças cardiovasculares

#1 Não fume

não fume

O fumante possui cerca de duas vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que um não fumante, se você é fumante, comece a deixar aos poucos este vicio, você irá notar mudanças em seu dia a dia.

#2 Não consuma álcool exageradamente

Cerveja-será-proibida

A ingestão exagerada de álcool pode causar infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, entre muitos outros problemas que não atacam diretamente o coração, mas interferem nos rins e outros órgãos.

#3 Evite ingerir alimentos ricos em gordura e sal

revista-saude-gordura-trans

Alimentos gordurosos são os grandes vilões da saúde, opte por uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e legumes. Além de se sentir mais disposto, seu corpo irá receber a dosagem certa de nutrientes e fibras.

#4 Realize consultas periódicas

a863b5ea1d27175cbef02f857ec8c015

O colesterol alto, diabetes e a pressão alta são preocupantes. Além de uma boa alimentação, consultas periódicas são muito importantes para controlar esses tipos de distúrbios.

#5 Mantenha o peso ideal

peso-balança-768x290

A obesidade é uma das grandes responsáveis pelo surgimento de doenças vasculares, procure optar sempre por uma alimentação balanceada e rica em proteínas.

#6 Pratique atividades físicas

exercicio_10

Pratique regularmente atividades físicas, elas ajudam a combater doenças cardíacas, além de manter a cabeça ocupada e trabalhando, mas sempre seguindo orientação especializada.

#7 Faça exames periódicos

http://www.dreamstime.com/-image6069475
Através de exames de rotinas é possível identificar distúrbios de forma precoce, ajudando assim a combater de forma mais ágil possíveis agravantes para sua saúde .

#8 Evite stress

idosos-sorrindo

Encare as adversidades de forma mais tranquila possível, isto é uma excelente maneira de manter a qualidade de vida e a saúde física e mental.

Os cuidados com a saúde devem começar logo cedo, pois não é impossível reverter alguns quadros ao chegar à terceira idade. Trabalhar em situações que favoreçam a prevenção de doenças é primordial para alcançar a longevidade, o bem estar e a qualidade de vida. Para mais informações entre em contato conosco.


Home Care