Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Conheça os 4 tipos de pele e seus cuidados recomendados

Na terceira idade devemos observar com mais atenção quais são as características que a pele apresenta, são necessários cuidados especiais para mantê-la hidratada e limpa. Existem basicamente quatro tipos gerais de pele: seca, oleosa, mista e normal. Porém é possível manter uma pele hidrata e saudável mesmo com um dos quatro tipos gerais que citamos.

Se a pele apresenta falta de elasticidade, de óleo natural e é extremamente sensível a temperaturas muito altas ou muito baixas, são sinais de uma pele seca.
Para pessoas com esse tipo de pele, o ideal é lava-la ao menos duas vezes ao dia. Utilize um rico purificador de pele e uma loção á base de creme para hidratar  e mantê-la macia.

IMAGEM-PELE-SECA-800x390

Sinais como poros mais alargados, muito brilho no rosto, e acumulo de cravos são vestígios de uma pele oleosa. Esse tipo de pele tende a atrair mais sujeira do que a pele seca, e é importante a limpeza constante dela, o simples hábito de exangue já pode ajudar na diminuição da oleosidade da pele.

A pele mista é quando alguma parte do corpo apresenta tendências oleosas, enquanto outra apresenta aspectos secos. Um exemplo é quando o rosto é oleoso e apresenta acnes e cravos, enquanto as mãos e pés são ressecados, geralmente apresentando pequenas rachaduras e cortes.

Neste caso é preciso cuidar separadamente de cada pele, para o rosto fazer limpezas continuas, sempre secando muito bem. Já nas mãos e pés é importante manter hidratado, evitando assim que a pele fique ressecada.

pele1

Algumas pessoas consideram a pele normal como uma junção da pele oleosa com a seca, um equilíbrio. Se sua pele no inverno se torna mais seca, e no verão se torna um pouco mais oleosa, pode-se considerar uma pele normal. Porém também é preciso mantê-la limpa e hidratada, para evitar possíveis ressecamentos ou uma oleosidade maior do que de costume.

Uma semelhança entre todos os tipos de pele é a sensibilidade, claro que algumas são mais sensíveis que outras, porém todas precisam de cuidados e atenção e especiais.

Primeiramente a HIGIENIZAÇÃO deve ser feita. Para evitar o acumulo de sujeiras e bactérias é importante sempre lava-la. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de novos problemas.

pele-mista

Logo após a higienização, passamos para a HIDRATAÇÃO, uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, irritações e infecções.

Por último devemos nos atentar com a PROTEÇÃO de nossa pele. Adquira o hábito de utilizar sempre um protetor solar com o fator mais indicado para sua pele. Os raios UHV podem causar sérios problemas de pele, como o surgimento de manchas e pintas, que podem levar a complicações na saúde.

Se você deseja saber outros cuidados importante com idosos, tem um artigo fantástico com 7 dicas fundamentais.

Para mais informações entre em contato conosco.


Home Care