Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

5 curiosidades sobre a terceira idade

5 curiosidades sobre a terceira idade

Existem curiosidades sobre a terceira idade que nos mostram que essa fase é cheia de desafios e de conquistas. Nos séculos passados, a velhice era caracterizada como o período de ficar em casa curtindo a aposentadoria e os netos. 

Há pouco tempo, o Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, realizou um levantamento que apontava que seis a cada dez idosos entrevistados tinham como meta aproveitar a vida e ser feliz.

Talvez seja por esse motivo que, atualmente, essa fase é conhecida como a melhor idade e vive cercada de curiosidades, oportunidades e possibilidades.

Hoje vamos apresentar cinco fatos que consideramos curiosos sobre as pessoas que atingiram essa maturidade. Continue lendo e conheça cada um deles!

5 incríveis curiosidades sobre a terceira idade

A OMS, Organização Mundial da Saúde, considera idosa toda pessoa que tenha 60 ou mais anos. Essa definição também está presente no Estatuto do Idoso, instituído em 2003.

A melhor idade traz desafios, impõe limitações, mas não tira o ânimo e a vontade de viver. 

Entre as curiosidades sobre essa fase da vida estão:

A expectativa de vida aumentou

Com todo o avanço da medicina e com  tecnologia a nosso favor, a expectativa de vida aumentou no Brasil.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a expectativa atual do brasileiro é de 76,6 anos.

Uma das curiosidades sobre a terceira idade em relação à idade é que, de acordo com o IBGE, em 2030 seremos a quinta população mais idosa do mundo. 

Limitação física

Em média 30% da população idosa sofre com algum tipo de limitação física.

A maior parte dos casos é originada por doenças crônicas que surgem no decorrer dos anos. 

Por outro lado, o Relatório do Banco Mundial sobre o envelhecimento no Brasil, aponta que 70% dos idosos se dizem independentes.

Idosos viajam mais

Uma das curiosidades sobre a terceira idade é que, de modo geral, as pessoas com mais de 60 anos costumam viajar mais agora do que nos tempos de juventude. 

Em virtude disso, o turismo na terceira idade é um setor que vem crescendo significativamente.

É importante frisar que, em virtude da pandemia que ainda estamos vivenciado, o número de viagens diminuiu, como forma de prevenção do contágio, já que o isolamento social ainda é uma das melhores formas de cuidado com a doença até termos vacinação em massa.

Mas essa situação não muda a realidade: eles adoram viajar.

Mercado de trabalho

Os idosos do século XXI têm um forte desejo de se manterem ativos no mercado de trabalho, mesmo depois de conquistar a aposentadoria. 

Dados do IBGE, publicados no G1, mostram que:

  • 46% das pessoas com mais de 60 anos trabalham por conta própria,
  • 9% deles são empreendedores.

Média de estudo da terceira idade

Infelizmente, a estimativa é que existam um milhão e meio de idosos analfabetos no Brasil.

A média de escolaridade dessa população é de 3,4 anos.

No entanto, a idade e, até mesmo, alguns problemas de memória não são motivos para fazer com que eles abandonem o sonho de voltar para a escola, se assim o tiverem. 

A cada ano cresce o número de pessoas com mais de 60 anos fazendo inscrições no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, para obter o certificado do ensino fundamental e médio.

Muitas universidades também oferecem cursos livres específicos para esse público. 

Agora que você conferiu as curiosidades sobre a terceira idade, que tal continuar a leitura e saber um pouco mais sobre bem-estar na aposentadoria e como manter-se ocupado?


Home Care