Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

O que são doenças autoimunes e quais são as mais conhecidas?

doenças autoimunes

Nos últimos meses, o termo doenças autoimunes ganhou mais destaque, já que algumas delas classificam o paciente no grupo de risco em relação à COVID-19.

Elas acometem pessoas de todas as faixas etárias e algumas são mais comuns em mulheres em idade fértil.

Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, estimam que 23,5 milhões de norte-americanos sofrem de uma delas.

Existem algumas que não são fatais, como o caso da tireoidite de Hashimoto, em que o paciente consegue levar uma vida normal com medicamentos. 

Já outras são mais graves porque afetam órgãos vitais como coração, sistema nervoso, pulmões, etc. 

Continue lendo e saiba quais são as doenças autoimunes mais conhecidas. 

O que são doenças autoimunes?

Nosso organismo possui um exército de proteção chamado sistema imunológico, que é formado pelos soldados denominados de anticorpos. 

Todo o exército tem a função de proteger o organismo dos ataques que recebemos de bactérias, vírus e outros agentes nocivos.

Uma pessoa que tem uma doença autoimune possui no meio do exército um anticorpo que ao invés de defender ataca o organismo, órgão e sistemas. 

Dessa forma, pode-se definir doenças autoimunes como aquelas causadas pelo próprio sistema imunológico do paciente. 

Quais são as mais conhecidas?

Existem mais de 50 tipos de doenças autoimunes e cada uma se apresenta de forma diferente, pois depende do órgão ou sistema que é atacado pelo anticorpo.

A artrite reumatoide é um exemplo. Nela, o sistema imunológico ataca o próprio tecido do organismo, afetando inúmeras articulações, podendo levar à erosão do osso e deformidade da articulação.

Além dela, existem outras doenças que são bem comuns. 

São elas:

Lúpus

Embora seja considerado raro, o Lúpus é uma das mais conhecidas doenças autoimunes e ocorre porque o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo. 

Ela ocorre em 90% dos casos em mulheres, geralmente entre 15 e 45 anos, e o estrógeno seria um dos desencadeadores, porque facilita a produção de anticorpos. 

Existem dois tipos da doença que são:

  • Lúpus cutâneo, que atinge apenas a pele, 
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que também atinge outros órgãos, como os rins.

Diabetes tipo I

O diabetes tipo I é uma das doenças autoimunes mais comuns e acomete pessoas de todas as idades, sendo boa parte de crianças e adolescentes.

Nela, os anticorpos agridem as células beta e o pâncreas reduz a produção de insulina ou deixa de produzi-la. 

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma das mais graves doenças autoimunes porque o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos.

Como o corpo confunde as células saudáveis com as invasoras, acaba provocando uma falha na comunicação entre o cérebro e demais órgãos do corpo, levando algumas vezes o paciente a perder a coordenação motora. 

Quais são os cuidados necessários para doenças autoimunes? 

Não existe um tratamento específico para as doenças autoimunes de forma geral porque cada uma delas vai ser diagnosticada e tratada de acordo com o modo que ela se apresenta e com a necessidade do paciente. 

Em relação aos cuidados, existem algumas delas que, com o passar do tempo, fazem com que o paciente perca a autonomia, o que exige acompanhamento profissional constante.

Nessa hora, contar com os serviços de home care é promover mais qualidade vida ao paciente e mais segurança e tranquilidade aos familiares. 

Agora que você conferiu quais são as doenças autoimunes mais conhecidas, na hora de cuidar do seu ente querido, conte com a Master Nursing. Acesse nosso site e confira nossos serviços. 


Home Care