Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Exercícios e a fisioterapia geriátrica na terceira idade

O envelhecimento é natural. O que fazemos com esse tempo é que se torna o diferencial.

Afinal de contas, com uma rotina baseada em exercícios físicos, ou mesmo com o auxílio da fisioterapia geriátrica, é possível melhorar — e muito — a qualidade de vida.

Quer saber como você ou mesmo algum ente querido pode atravessar a terceira idade com muita saúde? Então confira o que preparamos sobre o assunto neste post!

O que é a fisioterapia geriátrica

Modalidade que pode ser trabalhada em casa, com um serviço especializado de home care, a fisioterapia geriátrica pode contribuir positivamente com alguns desgastes naturais da idade, como:

  • Perda da força muscular;
  • Degenerações nas articulações;
  • Dores pelo corpo;
  • Cansaço;
  • Reflexos menos ágeis;
  • Perda de equilíbrio.

Estar por perto da pessoa idosa, portanto, é fundamental. Ainda mais quando alguns desses sintomas se tornam mais frequentes.

Com a fisioterapia geriátrica, existem diversos benefícios para a pessoa que podem ser trabalhados, como a diminuição de problemas físicos, o controle de doenças e uma melhora significativa nos reflexos, equilíbrio e ingestão alimentar.

Isso sem mencionar o principal: a melhora no humor e qualidade de vida da pessoa.

Os exercícios como prevenção

O nome “fisioterapia” pode ser associado a algum problema físico que exija atenção profissional. No entanto, muitos exercícios podem ser praticados não como consequência de um problema, mas como prevenção a eles.

E isso serve tanto para pessoas ativas quanto pacientes acamados, já que a ideia dos exercícios é, justamente, fazer o corpo trabalhar — com segurança e cuidados, claro.

Sendo esse tipo de fisioterapia composto por 3 segmentos diferentes (preventivo, terapêutico e de reabilitação), dá para ter uma boa noção de como os exercícios podem ajudar na saúde da pessoa idosa, não é mesmo?

Imagine que, com a prática bem enraizada na rotina deles, será possível subir e descer escadas com menos riscos, ir a lugares de interesse — sendo a caminhada importante nesse processo, inclusive.

Tudo isso gera mais independência à pessoa, que, como dissemos, irá trabalhar o corpo e a mente no processo — algo que a internet já tem contribuído bastante também.

O Home Care no auxílio da pessoa idosa

Da mesma maneira que costumam creditar a importância da fisioterapia somente à reabilitação, o serviço de home care passa pelo mesmo problema.

No entanto, ele é essencial também para prevenir e controlar doenças, para garantir um cuidado mais humanizado de alguém que necessite de auxílio nas atividades diárias e, acima de tudo, permite que a pessoa conte com uma atenção exclusiva e personalizada.

Para quem necessita manter uma rotina de fisioterapia geriátrica, ou mesmo de exercícios, como caminhada e alongamentos, por exemplo, o serviço de home care é uma excelente alternativa para que o processo seja realizado com qualidade.

Quer saber um pouquinho mais sobre como os serviços de home care podem oferecer diversas vantagens à pessoa idosa, mas também à sua família? Entre em contato conosco e se surpreenda!


Home Care