Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Hérnia de hiato: como tratar?

Hérnia de hiato: como tratar?

A hérnia de hiato é um problema que provoca dores semelhantes às apresentadas em  um episódio de infarto.

Muitas pessoas descobrem que possuem o problema após passarem por essa situação, quando buscam por socorro especializado e são diagnosticadas.

No entanto, muitos daqueles que a desenvolvem não precisam de tratamento e menos de 5% necessitam de um procedimento cirúrgico para a correção dessa situação.

A consulta ao médico e a realização de exames são que podem mostrar o motivo da dor, qual a situação e o que fazer para a resolução do problema.

Normalmente, as pessoas com hérnia de hiato apresentam sintomas, como:

  • azia,
  • arrotos,
  • refluxo dos ácidos estomacais.

Os cuidados precisam ser tomados, pois, a azia crônica pode causar úlceras e esofagite, causando sérios danos para as paredes do estômago.

Neste post apresentamos o que é e como tratar esse problema. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é hérnia de hiato?

Hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago atravessa a lacuna do diafragma, responsável pela separação do tórax e abdômen.

Essa lacuna natural é conhecida como hiato, permitindo a conexão entre o esôfago e estômago, no entanto, em alguns casos, a parte superior do estômago desliza, causando a hérnia.

É mais comum em pessoas idosas em função do enfraquecimento da musculatura que circunda o hiato, no entanto, em muitos casos, o problema passa despercebido, pois não apresenta nenhum tipo de sintoma.

Essa fraqueza muscular se dá em função de tosse intensa, esforço durante a evacuação e na intensidade dos esforços físicos.

Quais são as causas dessa doença?

Ela é ocasionada em função do mau funcionamento dos músculos que têm por objetivo permitir a passagem da alimentação para o estômago.

Eles trabalham de forma a evitar que os ácidos estomacais subam para o esôfago, portanto quando ocorre a hérnia do hiato, a passagem do refluxo gastroesofágico resulta em azia.

Qual o tratamento para hérnia de hiato?

Para tratá-la, a busca por um especialista é fundamental. No geral, após os exames, grande parte dos pacientes passa a utilizar antiácidos que ajudam no controle dos sintomas.

A cirurgia, como já mencionada, ocorre apenas em situações mais graves, no entanto, o processo pode ser realizado por laparoscopia, um procedimento minimamente invasivo.

Além disso, são recomendadas mudanças de hábitos e cuidados especiais no dia a dia, tais como:

  • evitar frituras, alimentos gordurosos e condimentados,
  • não beber álcool ou bebidas gaseificadas,
  • não fumar,
  • eliminar o uso de roupas ou acessórios apertados,
  • beber pouco enquanto come,
  • diminuir a quantidade de alimentos e aumentar o número de refeições,
  • usar travesseiros altos,
  • não comer antes de dormir (duas horas).

Especialmente para os idosos, outras ações contribuem para a qualidade de vida e a diminuição dos problemas causados pela hérnia de hiato.

Recomenda-se não dormir após se alimentar e após uma ou duas horas praticar alguns exercícios físicos leves.

O mais importante é que ao sinal de qualquer desconforto, o médico seja procurado para um diagnóstico preciso e início imediato de ações que possam evitar complicações com a doença.

Agora que você já sabe o que é hérnia de hiato e o que fazer a respeito, continue conosco e leia nosso post que apresenta o TOC: o que é e como conviver com alguém com essa doença?


Home Care