Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Hidroginástica para idosos: quais os benefícios?

Hidroginástica para idosos: quais os benefícios?

A hidroginástica para idosos é divertida, aprazível e colabora muito para a saúde física e mental de quem realiza.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 40,3% dos adultos eram considerados insuficientemente ativos, ou seja, não praticavam atividades físicas ou algum tipo de movimentação, que envolvesse pelo menos 150 minutos semanais.

Esse índice sobe para 59,7%, quando se trata de pessoas com mais de 60 anos.

Essa situação aumenta o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, que se eleva ainda mais quando associado ao:

Neste post, apresentaremos a hidroginástica para idosos, uma atividade que faz bem ao corpo, a mente e que, além de integrar seus praticantes, possibilita uma vida de qualidade e momentos prazerosos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais os benefícios da hidroginástica para idosos?

A hidroginástica para idosos vai muito além dos benefícios que apresentaremos a seguir com relação à saúde física, ela acaba proporcionando o bem-estar e colaborando para que novas amizades sejam construídas, valorizando a qualidade de vida.

No aspecto motor, essa atividade é considerada uma das mais completas, pois movimenta todo o corpo e pode ser realizada conforme a capacidade e o tempo adequado de cada praticante.

 Vamos aos seus benefícios:

Estimula o sistema cardiovascular e respiratório

O primeiro grande benefício da hidroginástica para idosos está no estímulo do sistema cardiovascular e respiratório.

A movimentação exercida faz com que o coração trabalhe mais acelerado, estimulando o sistema e fortalecendo as artérias.

O resultado é uma melhor oxigenação das células e consequente respiração, além de uma progressiva melhora na:

  • aptidão física,
  • pressão arterial,
  • diminuição do colesterol.

Auxilia a vasodilatação

A vasodilatação consiste na melhora da circulação sanguínea, colaborando para o aumento do seu fluxo no corpo, o que é um excelente aliado no combate às varizes.

A movimentação faz com que o sistema cardiovascular funcione adequadamente e melhore a irrigação de todo o organismo, agindo positivamente na liberação dos vasos sanguíneos.

Fortalece a musculatura

A perda de musculatura na terceira idade pode se tornar um problema sério. Portanto, as atividades físicas, em especial a hidroginástica, colaboram para a tonificação e fortalecimento muscular.

Isso ocorre em função da pressão da água, oferecendo resistência e obrigando os participantes a utilizarem a força dos músculos para a realização dos movimentos.

Os resultados são positivos, diminuindo inclusive as possibilidades de lesões e contusões.

Desenvolve o equilíbrio

Outro fator que auxilia o idoso a adquirir qualidade de vida está no desenvolvimento do equilíbrio.

As quedas, muitas vezes, estão ligadas a falta de coordenação motora, o que acaba fazendo com que os idosos percam a sua autonomia, necessitando da ajuda de outras pessoas para se movimentarem.

A hidroginástica melhora a flexibilidade, ajudando na coordenação e resultando na diminuição de dores e em uma melhora da postura.

Como se observa, são muitas as vantagens existentes considerando a prática das atividades físicas, por isso é fundamental uma auto conscientização a respeito e o incentivo daqueles que convivem com quem pode se beneficiar dessa prática.

A hidroginástica para idosos apresenta grandes vantagens, pois é leve, agradável e divertida, além de fazer muito bem para a saúde. 

Agora que você conhece mais a respeito desse assunto, continue conosco e leia nosso post que apresenta a mobilidade e envelhecimento: quais são os impactos?


Home Care