Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

A importância do pensamento positivo durante tratamentos de saúde

A importância do pensamento positivo durante tratamentos de saúde

Ciência, espiritualidade, livros e filmes de autoajuda enfatizam o poder e a importância do pensamento positivo na vida das pessoas e também para o sucesso dos tratamentos de saúde. 

Pode-se definir como pensar positivamente a capacidade de enxergar tudo à nossa volta com mais confiança e otimismo. Com mais alegria e esperança.

Essa capacidade influencia nas nossas ações, no sucesso profissional e pessoal e na saúde, ajudando na prevenção de doenças e como auxiliar dos tratamentos médicos.

Quer saber mais sobre a importância da atitude positiva nos tratamentos de saúde? Confira nosso post.

Qual a importância do pensamento positivo durante tratamentos?

Pessoas com pensamento positivo são mais gratas, bem-humoradas e felizes.

Essa forma de ver o mundo tem papel fundamental na saúde física mental e nos resultados de tratamentos médicos.

Um exemplo disso foi vivenciado pela Doutora Wendy Schlessel Harpham, autora de diversos livros para pacientes oncológicos, entre eles o best seller, que ainda não foi traduzido para o português, Happiness In a Storm (Felicidade na Tormenta). 

Ela ainda era residente quando descobriu que estava com linfoma não-Hodgkin, câncer que atinge o sistema imunológico.

Em 15 anos de tratamento, a doença voltou oito vezes e em todas elas a profissional se manteve em atitude positiva e com esperança.

Entre seus hábitos estavam:

  • manter um diário no qual mencionava tudo aquilo pelo que era grata,
  • fazer uma boa ação para alguém,
  • assistir filmes engraçados e motivadores.

Com ações positivas e de esperança, ela enfrenta o câncer há muitos anos. No momento ele está em remissão, ou seja, não avançou mais. 

Além disso, o positivismo também auxilia a:

Diminuir o estresse

Estudos comprovam que pessoas que têm o pensamento positivo enfrentam melhor situações que podem ser estressantes.

Isso faz com que também durante um tratamento ela consiga gerenciar melhor todas as dificuldades enfrentadas pela doença com otimismo e sem os efeitos nocivos do estresse.

Promove o bem-estar

Pensar de forma positiva atrai e promove o bem-estar.

Quem vive de bem com a vida e é mais feliz de forma geral, na maioria das vezes é devido ao pensamento positivo. 

Melhora o sistema imune

Manter-se otimista influi e melhora o sistema imunológico do organismo, o que é essencial, principalmente para quem está em tratamento de saúde.

Essa é uma conclusão de um estudo realizado na Universidade Harvard, nos EUA, onde os pesquisadores descobriram que indivíduos bem humorados têm maior imunidade em relação às doenças pulmonares do que os estressados.

Previne outras doenças

Bons pensamentos também ajudam a prevenir outras doenças, entre elas as cardíacas.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard revela que as pessoas confiantes apresentam até 50% menos riscos de apresentar alguma doença cardíaca. 

Deixa o ambiente mais leve

Pessoas que agem e pensam de forma positiva, com esperança e otimismo ajuda a promover um ambiente mais harmonizado e tranquilo, tanto em casa como no hospital.

Isso facilita todo o processo de trabalho para os profissionais que acompanham o paciente, já que não existe o estresse e o mau-humor, e sim a alegria e a motivação para melhorar.

Agora que você conferiu a importância do pensamento positivo para contribuir nos bons resultados dos tratamentos de saúde, que tal continuar no blog e saber também sobre os benefícios de dançar na terceira idade?


Home Care