Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Internet na terceira idade: como ela pode ajudar essa fase da vida?

Internet na terceira idade: como ela pode ajudar essa fase da vida?

O uso da internet na terceira idade possibilita percorrer os mais diversos caminhos que levam a variadas e incríveis experiências.

Conectados podemos visitar familiares que estão longe ou falar com um amigo que há tempo não vemos.

Podemos também pesquisar sobre um produto que queremos comprar, ouvir uma música antiga, conhecer novos lugares, enfim, podemos recordar e descobrir o tempo todo.

Além dessas possibilidades, se conectar é benéfico para a saúde física e mental.

Vamos saber mais sobre as vantagens da internet?

Quais os benefícios da internet na terceira idade?

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito, mostra que atualmente 97% dos idosos brasileiros estão conectados à internet, sendo que:

  • 64% deles gostam de buscar notícias,
  • 61% usam a rede para falar com familiares,
  • 54% costumam pesquisar sobre produtos e serviços.

Essas conexões são benéficas, como veremos abaixo.

Reduz a solidão

Aplicativos e plataformas ajudam a encurtar distâncias e aproximar as pessoas, já que essas ferramentas possibilitam chamadas e reuniões em vídeos entre familiares e amigos a qualquer momento. 

Estudos norte-americanos revelam que os idosos que utilizam a rede melhoram o contato, familiar e social, e isso ajuda a reduzir o sentimento de solidão, comum nessa fase da vida.

A internet na terceira idade também faz com que as pessoas se sintam mais atualizadas e integradas de forma geral.

Dá mais autonomia

A internet na terceira idade favorece o lado educacional e cultural.

O idoso pode realizar suas pesquisas e ficar mais informado sobre as novidades que acontecem, possibilitando mais segurança para ele entrar, por exemplo, em conversas e opinar sobre o assunto que está sendo discutido.

A rede também possibilita assistir filmes, fazer cursos, ver vídeos antigos e atuais, ou pesquisas online. Essas oportunidades culturais geram uma sensação de pertencimento ao mundo digital e físico, o que dá mais autonomia a ele. 

Importante afirmar que uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan mostra que o uso da internet pode diminuir em até 30% as chances do idoso desenvolver depressão. 

Estimula o aprendizado

Um grupo de médicos, integrantes da equipe de profissionais da Clínica Mayo, situada nos Estados Unidos, conduziu uma pesquisa que analisou 1.929 idosos com mais de 70 anos.

O estudo durou quatro anos e mostrou que as pessoas que se conectam, no mínimo uma vez por semana, diminuem as probabilidades de apresentarem problemas relacionados com a memória e o raciocínio em até 42%.

Isso quer dizer que a internet na terceira idade estimula a pesquisa e o aprendizado, além da cultura e o lazer, melhorando o bem-estar e a autoestima.

Cuidados ao usar a internet

Apesar de trazer vários benefícios, a internet na terceira idade deve ser usada com equilíbrio e cuidado.

Tão importante quanto estar conectado, é também fazer outras atividades, como artesanato, caminhar, passear, participar de grupos de convivência, sair com amigos, pegar sol, realizar tarefas, como cuidar do jardim, entre muitas outras.

Lembre-se, é desaconselhável o uso de eletrônicos antes de dormir, tanto a luz dos equipamentos quanto as conversas na rede, prejudicam na hora de pegar no sono.

Outro aspecto é em relação à segurança. Só realize compras em sites confiáveis e não abra e-mails ou qualquer links suspeitos.

Os idosos estão entre os principais alvos de golpes virtuais. Por isso, é preciso atenção. 

Qualquer dúvida em relação ao uso de ferramentas digitais, pergunte a um parente próximo ou alguém de confiança, assim você aproveitará de forma segura todos os benefícios da internet na terceira idade.

Que tal continuar a leitura e conhecer os benefícios do lazer para os idosos?


Home Care