Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Mas afinal, o que é soro?

O nome “soro” pode ser dado a misturas diferentes e cada uma tem o seu melhor uso, fique atento a este produto que pode ser um aliado bom e barato. Se você diluir o sal de cozinha em água, obterá uma solução de cloreto de sódio. A questão é em que concentração deve estar o Cloreto de Sódio – sal – e o que mais será acrescentado na solução.

1. Soro fisiológico comum é uma solução simples de 99% de água e 1% de Cloreto de Sódio. Comprado em farmácias, usado em inaladores e borrifadores de nariz ou para higienizar lentes de contato, entre outros usos. Ele é excelente para hidratar um nariz irritado por alergia, resfriado ou sinusite e água pura não seria indicada para isto. Se você não tiver inalador ou borrifador, pode ser aplicado com conta-gotas simples, 3 vezes ao dia.

2. O soro caseiro é um hidratante oral (só para beber), um isotônico bom e barato para casos de desidratação por diarreia, vômito, esforço físico excessivo ou outro motivo. Sua receita, que inclui um terceiro ingrediente que é o açúcar, tem as seguintes medidas: 1 litro de água filtrada ou fervida + 20g ou 2 colheres de sopa rasas de açúcar + 3,5g ou 1 colher de café rasa de sal. O sal serve para reter um pouco da água e o açúcar para lhe dar energia. A água de coco é o melhor hidratante oral do mundo, rica em diversos sais minerais, se você tiver acesso a ela beba também, especialmente a fresquinha e pura na própria fruta.

3. O soro que os profissionais de saúde aplicam na veia do paciente é diferente dos dois citados acima e pode conter ingredientes diversos para ficar “nutritivo”. Estas misturas variam conforme a prescrição médica e não devem ser preparadas nem consumidas por conta própria, simplesmente interesse-se por saber o que está sendo ministrado no hospital ou no home-care, sem tentar ingerir por outras vias ou sem o acompanhamento profissional.

Nos casos 1 e 2, é muito importante beber bastante água pura e manter o ar minimamente úmido, o tempo seco agride as mucosas e você pode contornar isto com vaporizadores ou simplesmente borrifando água no ambiente e em si mesmo.

 

Andréa
http://intfinanceira.wordpress.com


Home Care