Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Orientações e cuidados para pacientes que tiveram alta

A maioria das pessoas que se encontram hospitalizadas aguardam ansiosamente pelo momento da alta médica. Entretanto, para que isso ocorra, é fator fundamental que o quadro clínico apresente estabilidade para a tão esperada concessão da liberação. Normalmente depois de um período de internação, seja ele longo ou curto, surge a necessidade que o acompanhamento em casa, pelo menos na fase inicial, seja um pouco mais atencioso e específico em relação à continuidade do tratamento ou dos procedimentos relevantes para o auxilio da recuperação. O cumprimento das recomendações médicas é de extrema importância no que se refere ao restabelecimento do paciente, uma vez que tem como objetivo inibir o surgimento de complicações buscando alcançar a melhora do mesmo.

Controle de qualidade na assistência pós-alta hospitalar

Manter o controle da qualidade no momento pós-alta é crucial para conseguir obter resultados positivos com referência a recuperação satisfatória do paciente. Sabendo claramente o teor das prescrições médicas para dar a sequência adequada nos procedimentos necessários em casa, os cuidados proporcionados ao paciente podem ser realizados por ele próprio, por familiares ou profissionais especializados e devidamente habilitados na área da saúde. Dependendo da gravidade do caso, o médico irá informar se é conveniente que haja assistência profissional para o trato mais minucioso e preciso ou se pode ser feito por pessoas não especializadas.

Cuidados e orientações aos pacientes

É muito importante que o paciente siga corretamente as orientações fornecidas pelo médico, pois ele determinará o que deve ser feito conforme a situação de cada pessoa. Existem alguns cuidados simples que podem ser adotados e inseridos na rotina diária que provavelmente irão influenciar de forma positiva no bem estar e no aumento da qualidade de vida. Uma boa alimentação, por exemplo, contribui bastante no auxilio da recuperação do paciente. Evitar ficar muito tempo sem comer e também ingerir alimentos cheios de gorduras, frituras, com excesso de sal ou açúcar, mantendo-se hidratado e consumindo fibras para facilitar o bom funcionamento do intestino. Quanto às medicações, tentar respeitar ao máximo os horários de uso e não interromper o tratamento. Recomenda-se evitar fazer uso de remédios por conta própria, ou seja, sem indicação do especialista. Em caso de manifestação de sintomas devido ao uso de alguma medicação ou surgimento de qualquer dúvida não deixe de procurar um médico para esclarecimentos. Seguindo estas simples dicas o paciente certamente poderá contar com influências positivas na melhora do seu quadro clínico.

O que é home care?

É de grande importância para o paciente que teve alta receber os cuidados de forma correta, dedicada e contínua, seguindo os padrões estipulados previamente para que sua recuperação aconteça o mais rápido e da melhor maneira possível. Atualmente é comum ouvir falar em atendimento por home care que é a assistência domiciliar feita através de visitas de profissionais qualificados e especializados para desempenhar diferentes funções na área da saúde. Esta é uma opção prática e segura para casos que requerem cuidados de pessoas capacitadas para exercer a tarefa auxiliando quanto à orientação na recuperação do paciente. Conheça os serviços de home care da Master Nursing.


Leave a Reply

Home Care