Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Osteoporose: causas, sintomas, fatores de risco e como tratar

Com o passar do anos, todas as pessoas precisam de cuidados especiais quando o assunto é saúde. Esses cuidados se tornam ainda mais intensos e indispensáveis devido o desgaste natural das fibras ósseas, que desencadeiam fragilidade, dores e a tão temida Osteoporose. Abaixo você vai compreender de forma simples o que é Osteoporose/ Sintomas/ Informações sobre a doença.

A osteoporose consiste em uma condição metabólica onde ocorre a diminuição progressiva da densidade óssea, aumentando consideravelmente o risco de fraturas diversas. Os ossos são constituídos de células de cálcio que se renovam naturalmente, entretanto, com o passar dos anos a formação de novas células diminui, tornando os ossos mais porosos e sem resistência. Por conta disso, o seu portador pode sofrer fraturas espontâneas ou algumas caudadas por pequenos impactos, como batidas em móveis, um espirro ou uma simples crise de tosse. Compreender o que é Osteoporose/ Sintomas/ Informações sobre a doença é essencial para a melhora

Fatores de risco da osteoporose

São vários os fatores de risco que levam alguém a ser possuidor de osteoporose, mas na maioria dos casos, ela está diretamente relacionada com o processo natural do envelhecimento. Dentre os idosos que podem vir a sofrer com essa doença, as mulheres correm mais risco, pois após a menopausa ocorre uma diminuição considerável de estrógeno no corpo, tornando os ossos ainda mais fracos. Vale salientar que esse material sobre o que é Osteoporose/ Sintomas/ Informações sobre a doença, não visa determinar a regra de que todo idoso sofrerá com a doença, mas muitos que a possuem, contam com um os mais dos seguintes fatores de risco: história de familiar com a doença; pessoas brancas, baixas e/ou magras; usuários de medicamentos para tratamento de epilepsia; asiáticos; alimentação deficiente em vitamina C; tabagismo, sedentarismo, imobilização ou repouso prolongado, baixa exposição à luz solar; consumo de álcool; excesso de exercícios físicos; diabetes; portador de alguns tipos de câncer ou de doenças reumatológicas. Não apenas saber O que é Osteoporose/ Sintomas/ Informações sobre a doença, é preciso ficar em alerta se não apresenta algum desses fatores de risco em sua saúde ou rotina.

Sintomas e Prevenção

A osteoporose é uma doença silenciosa e seu primeiro sinal pode demorar anos para aparecer, sendo este já em fase avançada. Esse sinal pode ser uma fratura espontânea ou trauma, não permitindo que o portador faça nenhum tipo de esforço, por menor que seja. As lesões mais comuns são nas vértebras, coluna, punho, fêmur e costela. Para prevenir ou diminuir os sintomas da doença é preciso desde cedo ingerir alimentos ricos em cálcio e vitamina C e D, como leite e seus derivados, tomar sol e fazer exercícios físicos. Eliminar os vícios do álcool e do cigarro também diminuem e muito as chances da doença aparecer ou se já existir, de se tornar mais grave. Existem três níveis da doença, por isso é preciso sempre consultar seu médico para saber o tratamento adequado. Agora que você já sabe O que é Osteoporose/ Sintomas/ Informações sobre a doença, não deixe de manter uma alimentação saudável e aderir a prática de exercícios físicos em seu dia a dia, nem que seja só uma caminhada pela manhã ou um passeio de bicicleta.


Home Care