Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

4 motivos para ouvir música diariamente!

4 motivos para ouvir música diariamente!

Recentemente, um vídeo viralizou na internet e mostrou para o mundo o poder e os benefícios de ouvir música diariamente. 

A imagem foi publicada pela ONG espanhola Música para Despertar, que promove o uso de canções para tratamentos de pessoas com demências. 

A cena que emocionou o mundo mostra Marta González, a principal dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960, que aos 80 anos está com Alzheimer em uma casa de repouso. 

Ao ouvir O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, sentada em sua cadeira de rodas, a artista recorda os movimentos e dança comovida ao som da música que muitas vezes ensaiou para apresentar no palco.

Continue lendo o post e saiba mais sobre os benefícios da música na saúde física e mental das pessoas.

Quais são os benefícios de ouvir música?

Ouvir música diariamente é muito mais do que apenas vivenciar momentos de alegria e entretenimento.

comprovação científica, por exemplo, que escutar música clássica ajuda a: 

  • diminuir a dor, 
  • baixar a pressão arterial, 
  • combater a insônia.

Além disso, uma boa canção, independentemente do ritmo, também oferece como benefícios:

Diminui o estresse e a ansiedade

Uma pesquisa realizadas no Reino Unido afirma que esse hábito pode ajudar a reduzir a ansiedade em até 65%.

Também ajuda a diminuir o estresse e tem mostrado resultados na redução dos sintomas da depressão. 

Traz mais bem-estar para o dia a dia

O velho ditado popular que diz que quem canta seus males espanta é muito válido, porque de fato escutar canções promove bem-estar no cotidiano.

Quem tem esse hábito de cantar acompanhando a melodia consegue desviar o foco de pensamentos tristes, vingativos e de dor, por exemplo. 

Estudos já confirmam que ouvir música eleva o astral e promove a felicidade porque ela ajuda a liberar a dopamina.

Incentiva o cérebro 

Uma pesquisa feita na Finlândia analisou o sangue de 48 pessoas antes e após ouvirem Mozart e a conclusão foi que ouvir música incentiva o cérebro, aumentando a atividade dos genes envolvidos na:

  • aprendizagem,
  • memória,
  • secreção de dopamina, 
  • neurotransmissão sináptica.

Importante frisar que a dopamina é um dos hormônios da felicidade associado aos mecanismos de recompensa cerebral e as sinapses são os pontos de contatos entre os neurônios.

Resumindo, os resultados da análise apontam que a música contribui para reduzir os riscos das doenças neurodegenerativas, entre elas Alzheimer e Parkinson. 

Promove lembranças 

Você já deve ter ouvido falar do documentário Alive Inside, que foi vencedor do festival de Sundance, que reúne produções independentes.

O emocionante documentário narra a experiência e a convivência do assistente social Dan Cohen, que trabalha como voluntário em casas de repouso nos EUA.

Ele usa a música para ajudar as pessoas que sofrem de Alzheimer e doenças mentais a recuperarem suas memórias. 

Cenas emocionantes mostram que pessoas apáticas e sem memórias recuperam suas lembranças e passam a dividi-las após escutarem canções que foram marcantes para elas.

Agora que você conferiu os motivos para ouvir música diariamente, que tal colocar para tocar uma bela melodia para você se beneficiar também?


Home Care