Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Passeio com idosos: por que é tão importante?

As últimas décadas foram marcadas pelo aumento da expectativa e pela melhoria de vida da população da terceira idade, o que fez com que crescesse a procura por passeio com idosos.

Bem informados, ativos e saudáveis, eles desejam conhecer novos lugares, descobrir novas culturas e vivenciar novas experiências.

Viajar é um excelente remédio para a saúde física e mental, mas, como tudo na vida, precisa ser realizado com cuidado e planejamento.

Preparamos esse conteúdo para ajudar a curtir esses momentos com segurança, tranquilidade e muito prazer. Continue lendo e confira!

Por que passear com idosos?

Há alguns anos, o psicólogo Thomas Gilovich liderou uma pesquisa mostrando que o prazer de viajar torna as pessoas mais felizes se comparado à satisfação de comprar algo.

Para o psicólogo, essa felicidade acontece porque:

  • viajar aproxima as pessoas,
  • as lembranças de uma viagem ficam para sempre guardadas,
  • passeando se aprende a cultivar o desapego,
  • conhecer outros lugares e pessoas diferentes abre a mente e transforma a concepção da visão de mundo que temos.

Em especial o passeio com idosos é uma oportunidade de promover a socialização, de vivenciar bons momentos e curtir a vida, seja a viagem com grupos de amigos, familiares ou apenas o casal.

Independentemente do destino e da companhia, viajar ajuda a melhorar a saúde física e mental, além de aliviar o sentimento da solidão e fortalecer os laços.

Quais cuidados tomar nesses passeios?

Para que o passeio com idosos seja seguro, ofereça tranquilidade e propicie momentos agradáveis é preciso pensar em alguns cuidados básicos.

Entre eles estão fazer a programação respeitando o ritmo do idoso e ir preparado para curtir cada momento sem pressa.

Outros cuidados são:

Saúde

A idade em si não é problema para viajar ou levar o seu ente querido para um passeio mais longe, mas a condição de saúde dele pode exigir cuidados.

Por isso, se a viagem for longa e com uma estadia mais demorada, o ideal é que ela seja autorizada pelo médico. 

Em época de contágio do Coronavírus, o ideal também é fazer o teste da Covid-19 antes da viagem e tomar todas as medidas de segurança para garantir a saúde e a segurança de todos. 

Seguro

Em casos de viagens internacionais, o ideal durante um passeio com idosos é fazer o seguro viagem para todos.

Ele vai garantir mais tranquilidade e proteção caso qualquer um dos viajantes precise de um médico ou assistência hospitalar de forma emergencial. 

Hospedagem

Independentemente se o passeio com idosos for em família, somente o casal ou com um grupo de amigos, a hospedagem é outro fator que deve receber atenção.

À medida que a idade avança, aumenta o risco de quedas e acidentes. 

Por isso, pesquise se o hotel ou a pousada pretendida oferece acessibilidade adequada, além de conforto, segurança e higiene necessários em todos os ambientes.

Outro ponto fundamental é a rede de comunicação, a hospedagem precisa oferecer possibilidades de internet e telefonia, principalmente se não tiver disponibilidade de sinal para celular no local.

Para quais lugares passear?

Idosos são cheios de vida e adoram viajar, mas seus corpos apresentam limitações, por isso, o destino ideal é aquele que oferece facilidade, segurança e conforto em todos os aspectos.

Para escolher o melhor local é preciso considerar principalmente a acessibilidade aos pontos turísticos que serão visitados, além do ritmo e condições do viajante.

Quem precisa fazer uso de muletas ou sente dores nas costas, por exemplo, não se sentirá seguro e confortável sabendo que terá que subir morros ou escadas.

Quem sofre de doenças respiratórias, não curtirá muito bem a viagem se a região escolhida for muito fria.

Agora que você aprendeu como realizar passeio com idosos, que tal continuar no blog e conhecer alguns pequenos hábitos para ser mais feliz?


Home Care