Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Perda de audição: por que ocorre e quando é motivo de preocupação?

A perda de audição é uma das características de quem está chegando na terceira idade.

Ela faz parte do processo degenerativo e natural do organismo à medida que os anos vão chegando, mas, quando não tratada, pode trazer consequências mais graves.

A audição é essencial porque nos dá a consciência dos ambientes e é peça-chave para a nossa comunicação. 

Nesse post você vai saber porque, de fato, ela ocorre e quando ela se torna preocupante.

Por que a perda de audição ocorre?

A perda de audição, na maioria das vezes, é uma consequência natural do envelhecimento do organismo que causa o desgaste fisiológico das células auditivas.

Ela é chamada de presbiacusia e, de acordo com especialistas, o problema começa a surgir a partir dos 60 anos. 

No entanto, ela pode ter alguns fatores de risco, que contribuem para que a surdez ocorra, são eles:

  • genética,
  • diabetes, 
  • pressão alta
  • tabagismo,
  • uso excessivo de álcool.

É importante dizer que ela começa de forma sutil e no início compromete os sons agudos, por isso, é quase imperceptível. 

Quando em estado avançado o paciente começa apresentar dificuldades para ouvir e compreender todos os sons.

Quando a perda de audição é motivo de preocupação?

Ouvir bem traz segurança, além de facilitar toda a forma de comunicação e proporcionar momentos de lazer, como dançar, ouvir música, conversar com amigos, etc.

A medida que a perda auditiva vai progredindo, provoca mudanças de comportamento no idoso e, ao percebê-las, mesmo com a resistência contrária deles, é hora é procurar ajuda médica.

Essas alterações são:

Irritação 

Não escutar ou não compreender algo que foi falado de vez em quando é normal, no entanto, quando isso começa a fazer parte do dia a dia, começam as inseguranças e alterações no humor.

Essa irritação, a princípio sem motivos aparentes para a família, pode ser sinal de que ele já não esteja ouvindo e compreendendo as palavras faladas.

Nesse caso, muitas vezes por vergonha o idoso não diz que não entendeu ou que não escutou o que foi falado por falta de paciência e de compreensão daqueles que estão a sua volta. 

Isolamento social 

Por conta da dificuldade em ouvir e compreender o que está sendo dito, o isolamento social é outra consequência da dificuldade em ouvir. .

Outras vezes, o idoso se sente desconfortável em lugares com muito barulho, por isso, se isola, sem contar a baixa autoestima. 

Por isso, quando a pessoa se apresentar desmotivada e deixar de se reunir com amigos e grupos de convivência ou, até mesmo, se isolar de parentes é preciso buscar ajuda. 

Como tratar a perda de audição?

É importante que familiares e cuidadores comecem a observar se a pessoa está manifestando sinais de que não está ouvindo bem.

Os sinais podem ser, além dos citados:

  • frequentemente pedir para repetir o que foi falado porque não escutou,
  • apresentar dificuldades para ouvir rádio ou televisão no volume normal que sempre é usado,
  • dificuldades na compreensão do que foi falado,
  • queixas de zumbido no ouvido,
  • problemas para ouvir ao telefone.

Quando a presbiacusia vai progredindo, a pessoa apresenta dificuldades para manter até mesmo uma conversa simples.

Por isso, ao perceber qualquer mudança, o médico deve ser procurado e muito provavelmente vai sugerir uma audiometria para medir o nível de surdez.

Dependendo do índice, é orientado o uso de aparelho auditivo e, nessa hora, compete à família incentivá-lo e ajudá-lo a se adaptar com o equipamento.

No mais, use da paciência e da compreensão e fale pausadamente de forma clara e carinhosa usando frases curtas, sempre olhando para a pessoa.

Agora que você compreendeu como ocorre a perda de audição e quando o médico deve ser procurado, continue no nosso blog e confira algumas dicas de cuidados para lidar com a surdez em idosos!


1 Comment  

  • Master Nursing Author

    Food photo created by rawpixel.com – http://www.freepik.com

    3 de março de 2021 - 21:04/
Home Care