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Quais as melhores práticas para combater o cansaço?

Quais as melhores práticas para combater o cansaço?

Mudanças de hábitos podem auxiliar a combater o cansaço e eliminar aquela sensação de indisposição.

A fadiga após uma atividade que exigiu maior esforço e a necessidade de descansar para repor as energias é uma condição normal no ser humano. 

Da mesma forma que podemos apresentar uma certa indisposição depois de uma noite mal dormida ou até mesmo de uma situação estressante. 

No entanto, sentir-se desgastado após uma caminhada tranquila, uma tarde com amigos, ou acordar indisposto pode ser sinal de algum problema. 

Especialmente entre a terceira idade, essa queixa de falta de energia é mais comum e é preciso ficar alerta porque alguns fatores podem estar contribuindo para a situação.

Quer saber como é possível combater o cansaço e ajudar os idosos a viverem com mais disposição? Continue a leitura.

Relação dos idosos e o cansaço

De forma geral, quando ficamos cansados, basta um bom repouso para recuperar as energias e seguir a rotina do dia.

Mas a presença constante da fadiga na terceira idade além de influenciar na qualidade de vida da pessoa, pode indicar um desequilíbrio do organismo.

De forma geral, a indisposição pode ser estar relacionada à:

  • anemia,
  • depressão,
  • diabetes,
  • hipotireoidismo,
  • obesidade,
  • apneia,
  • insônia

Por isso, existe a necessidade das visitas regulares ao médico e dos exames de check-up para as devidas orientações de tratamento.

Como combater o cansaço?

Mudanças de hábitos ajudam a promover mais energia, proporcionando bem-estar físico e mental ao idoso.

Algumas práticas que ajudam a combater o cansaço são:

Ter uma boa alimentação

A forma como comemos e os alimentos que ingerimos podem roubar nossa disposição e na terceira idade essa situação é mais comum. 

É bem fácil de compreender: para fazer a digestão dos alimentos que ingerimos o nosso corpo precisa de energia. 

Uma alimentação pesada faz com que o organismo gaste mais energia para realizar o processo de digestão. 

Esse consumo a mais nos faz falta para outras atividades do corpo, por isso, muita gente reclama de ficar cansado logo após comer. 

Por outro lado, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a dar mais vitalidade para o indivíduo.

Em especial, existem alguns nutrientes que contribuem para isso. 

Entre eles estão: 

  • vitamina B12, encontrada em ovos e leites,
  • magnésio que pode ser encontrado no feijão preto, espinafre, leite, amendoim, amêndoas e peixes, 
  • ferro presente na carne, frutos do mar, nozes, feijões, lentilhas, espinafre.

Dormir bem

Há muito tempo a ciência mostra os benefícios do sono e ele é essencial para combater o cansaço.

Enquanto dormimos, nosso organismo trabalha reparando tecidos, repondo energias e regulando o metabolismo. 

Porém, de acordo com o National Institute on Aging, uma instituição que estuda e analisa a saúde de idosos, a insônia é apontada como o principal problema do sono entre os maiores de 60 anos. 

Isso pode contribuir para as queixas deles em relação ao cansaço durante o dia, além de trazer outras consequências para a saúde.

Para dormir bem, é preciso disciplina, e ela começa com: ir deitar e acordar sempre no mesmo horário.

Alimentação leve no jantar, evitar usar eletrônicos à noite e técnicas de relaxamento como a meditação fazem parte da rotina do sono. 

Fazer exercícios

Idosos que são sedentários tendem a reclamar mais de fadiga.

Embora pareça contraditório, uma forma de ficar mais disposto é praticar regularmente uma atividade física. 

Exercícios são essenciais para a saúde física e mental e entre os diversos benefícios que eles promovem estão a melhora do condicionamento e o aumento da disposição.

Viu como com algumas mudanças de hábitos é possível combater o cansaço e ter mais energia para viver de bem com a vida?

Que tal continuar no nosso blog e continuar a leitura para conhecer os benefícios de andar de bicicleta na terceira idade?


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