Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Presbifonia: como prevenir?

Presbifonia: como prevenir?

Alguns cuidados com a voz são medidas simples e que podem ser úteis no futuro, evitando o surgimento da presbifonia.

Embora a rouquidão e o enfraquecimento sejam acontecimentos comuns em pessoas de mais idade, em alguns casos pode ser preciso examinar o quadro com mais cuidado. Assim, evita-se questões mais complexas.

Continue a leitura do post e saiba mais detalhes sobre o que é a presbifonia, como é feito seu diagnóstico e como evitá-la!

O que é presbifonia?

A presbifonia é o padrão vocal que resulta do envelhecimento da voz.

Essa condição é caracterizada por rouquidão, tremulação e até faltas de ar.

Isso ocorre porque, para produzir o som, o ar é expelido dos pulmões e passa pelas pregas vocais, que ficam localizadas na laringe.

Pessoas de mais idade tendem a sofrer com o enfraquecimento dos músculos da laringe, assim tendo a articulação dos sons da voz prejudicada.

As cartilagens dessa região também passam por um processo de endurecimento e a lubrificação desses locais é diminuída.

Assim, a presbifonia consiste em um quadro bastante comum entre pessoas a partir dos 65 anos.

Entre as mulheres, seu surgimento pode ser ainda anterior, logo ao início da menopausa.

Além disso, os sintomas observados podem se dar com mais ou menos intensidade, a depender de fatores relacionados ao organismo do paciente.

Como é feito o diagnóstico?

Apesar de os sintomas serem condições comuns, quando a rouquidão e a dificuldade ao falar se estendem por mais de 15 dias, é preciso procurar um profissional.

Nesse caso, é possível recorrer tanto a um fonoaudiólogo quanto a um otorrinolaringologista.

Um fonoaudiólogo será responsável por realizar a observação e análise da voz do paciente, podendo contar com o auxílio de alguns exames. 

A laringoscopia é um exemplo de procedimento que pode dar detalhes a respeito da saúde da laringe e indicar quando se trata de um caso de presbifonia.

Além disso, esse profissional também poderá recomendar exercícios a serem realizados pelo paciente para fortalecer a sua voz. 

Seguir as orientações do especialista é necessário para evitar o agravamento da condição.

É possível prevenir o envelhecimento da voz?

Embora o envelhecimento da voz seja um processo que se desenvolve com o passar dos anos naturalmente, é possível prevenir o surgimento da presbifonia.

Incorporando alguns hábitos simples no dia a dia, a saúde da voz pode ser protegida de maneira eficaz.

Como no caso de muitas outras condições, a alimentação é um fator de grande importância nessa prevenção.

Beber água com frequência, assim como evitar alimentos gordurosos e muito condimentados, são uma maneira de evitar o aparecimento da presbifonia.

Não utilizar substâncias, como o álcool, a cafeína e aquelas presentes no cigarro, também traz benefícios à saúde da voz e do organismo como um todo.

Preservar as pregas vocais também envolve atitudes extras, como evitar falar por tempo prolongado e em um tom muito alto, além de não se expor excessivamente ao ar condicionado.

Agora que você já sabe o que é a presbifonia e como é possível preveni-la, continue por aqui e confira também nosso post sobre quais os sintomas do estresse em idosos!


Home Care