Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Profissionais da terceira idade: é possível continuar as atividades laborais!

Profissionais da terceira idade: é possível continuar as atividades laborais!

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060 o Brasil terá mais idosos que jovens e boa parte dos profissionais da terceira idade desejam continuar suas atividades laborais.

Por muitas gerações, a aposentadoria era o sonho de consumo das pessoas para curtir o final da vida de maneira mais tranquila e sem a necessidade de trabalhar.

Contudo, a melhoria da qualidade de vida, o desejo de aumentar a renda mensal e a simples vontade de se manter produtivo, atualmente, são motivos para que essa população deseje se manter ativa no mercado de trabalho. 

Quer saber como continuar as atividades laborais na terceira idade? Continue lendo nosso post e confira.

Como é o mercado de trabalho dos profissionais da terceira idade?

Em seus artigos, o Estatuto do Idoso visa impedir a discriminação em relação à participação dessas pessoas nas atividades profissionais, sejam elas do setor público ou privado. 

Em relação à população idosa brasileira, uma matéria publicada no Correio Braziliense, em fevereiro de 2021, apresenta o perfil dos idosos brasileiros.

Entre os dados divulgados, destacamos:

  • mais de 37,7 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais,
  • desse total, 18,5% continuam exercendo suas atividades profissionais,
  • 85% deles moram com outras pessoas,
  • 75% dos idosos são responsáveis no mínimo pela metade da renda total familiar.

A legislação brasileira estabelece que as empresas que contratam profissionais da terceira idade serão beneficiadas com incentivos fiscais. 

Por parte das empresas, muitas delas estão quebrando paradigmas e contratando pessoas mais idosas. Para alguns empregadores, pessoas mais velhas apresentam mais maturidade emocional e maior comprometimento, além de experiência laboral. 

Essas pessoas também aderiram ao uso da tecnologia e boa parte deles usa sem problemas celulares, aplicativos e internet. 

Isso possibilita e facilita a comunicação entre o colaborador e a empresa ou entre o profissional e clientes.

Também é importante destacar que, de acordo com o SEBRAE, existem mais de 650 mil idosos aposentados que abriram seu próprio negócio nos últimos anos. 

Existem cotas de vagas para idosos?

Como forma de assegurar os direitos, o Estatuto do Idoso, em seu artigo 28, prevê cotas por parte dos empregadores em relação à contratação de profissionais da terceira idade. 

Dessa maneira, o documento estabelece a obrigatoriedade de cotas por parte das empresas, ficando assim determinado:

  • empresas que têm entre 101 a 200 colaboradores são obrigadas a destinar 1% das vagas para as pessoas com 60 anos ou idade superior,
  • aquelas que possuem entre 201 e 500 colaboradores, esse percentual aumenta para 2%.

Quais são as vantagens de trabalhar na terceira idade?

Trabalhar traz inúmeros benefícios ao idoso, aos familiares e à sociedade de forma geral. 

Estar em atividade ajuda a promover a integração entre as pessoas, auxiliando no relacionamento interpessoal.

Além disso, a pessoa aprende a criar uma certa disciplina e também uma rotina para exercer as atividades, sem contar que ela também está sempre aprendendo tarefas novas, enfrentando desafios e se atualizando com as novidades do mercado.

Os profissionais da terceira idade também aprendem a criar metas e alcançar objetivos, promovendo mais segurança e confiança nas suas capacidades.

O idoso que trabalha se sente útil e produtivo, o que auxilia na melhora da autoestima.

Além disso, a atividade laboral melhora toda a função cognitiva, auxilia na concentração, garante mais qualidade de vida e promove bem-estar. 

Agora que você sabe como está o mercado de trabalho para os profissionais da terceira idade, que tal continuar a leitura para saber quais são as melhores práticas para combater o cansaço.


Home Care