Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Quem foi que disse que na terceira idade não precisa de auto estima?

Todo ser humano precisa se sentir bem consigo mesmo para desempenhar melhor a sua função no mundo, as suas tarefas básicas do dia a dia e até mesmo para se relacionar com outras pessoas. Quando alguém se sente feio, sem ser apreciado, consequentemente seu rendimento cai e a falta de motivação para viver e executar funções básicas, torna-se evidente. Nas próximas linhas, vamos conhecer algumas dicas básicas para melhorar a auto estima dos idosos de uma maneira fácil, prática e eficaz.

Dividindo sonhos com quem sonha igual

Durante a melhor idade, os idosos tornam-se mais seletivos com as suas amizades. Tendem a valorizar qualidade e não quantidade. Dessa forma, a necessidade de ter amigos sinceros e fies, sobretudo na mesma faixa etária, é essencial para a elevação da auto estima dos idosos. Sendo assim, levá-los à lugares que possuem pessoas da mesma idade, como clubes da terceira idade, parques, teatros, igrejas e até encontros com familiares e amigos, ajuda-os a se sentir mais felizes e apreciados. Afinal, boas amizades sempre colaboram para melhorar o humor de alguém. Outra opção para complementar esse relacionamento interpessoal, é comprar revistas, livros ou filmes que possuam idosos como personagens que venceram limitações. Quando veem uma notícia ou longa-metragem de alguém da terceira idade que venceu os obstáculos da idade e conseguiu algo, como um prêmio, uma formação acadêmica ou um projeto inovador, acaba ampliando sua visão de que a terceira idade pode ser na verdade, a melhor idade.

master-4

Ficando de bem com o espelho

É inevitável que com o passar do anos o idoso não se sinta mais tão atraente quando se olha no espelho. A pele, o cabelo e o corpo não são mais os mesmos e isso pode deixá-los um pouco para baixo. Alguns, acreditam que não possuem mais idade o suficiente para se cuidar, e deixá-los acreditar nisso só piora a situação. Faça-os se sentir à vontade. A maioria dos idosos não gostam que façam tudo por eles, gostam de se sentir uteis. Sendo assim, presenteie com algo que mexa com a auto estima dos idosos. Se for mulher, dê uma escova de cabelo, um batom, uma roupa nova. Se for homem, um perfume, uma loção pós barba e até uma camisa nova pode transformar aquele dia cinza, em um momento de renascimento. Na terceira idade, passa-se a valorizar mais os mínimos detalhes da vida, o que pode contribuir para a auto estima dos idosos.

M-facebook-servicos-enfermagem-17112014

Saiba mais sobre os serviços de Enfermagem da Master Nursing 

Renascendo na melhor idade

Para contribuir para a sensação de bem estar e auto estima dos idosos, procure ensiná-los coisas novas. Se eles puderem se locomover, indique cursos diversos. Se tiver limitações, traga artesanato, pinturas e desenhos para dentro de casa. São detalhes pequenos que vão ocupar seus dias e os fazer se sentir mais vivos. Atividade física é essencial em qualquer idade, portanto, caminhar pela manhã, fazer aulas de dança ou teatro ou até mesmo correr em uma esteira em casa, muda o humor e a qualidade de vida. Na melhor idade, se todos fizerem sua parte, podemos contribuir com a auto estima dos idosos e ainda aprendermos coisas incríveis com a experiência de vida de cada um deles.


Home Care