Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Quais os benefícios das redes sociais para idosos?

Quais os benefícios das redes sociais para idosos?

O uso das redes sociais para idosos assim como para qualquer outra idade, encurta distâncias e aproxima as pessoas, também pode facilitar compras e o acesso às informações.

Em fevereiro de 2021, a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito e a Offer Wise Pesquisas, realizaram um levantamento para identificar o uso da tecnologia e os impactos da pandemia na terceira idade. 

O resultado mostrou que 97% dos entrevistados são conectados à internet e 61% deles utilizam-na para entrar em contato com outras pessoas, sendo que o WhatsApp é o canal mais usado por eles, seguido do Facebook.

Hoje, em especial, vamos mostrar os benefícios que as redes sociais promovem na vida e no dia a dia da terceira idade. Confira.

Afinal, quais os benefícios das redes sociais para idosos?

Um dos benefícios do uso das redes sociais para idosos é a praticidade. 

O levantamento que citamos acima revela que eles também utilizam esses canais para solicitarem serviços de transporte urbano e realizarem suas necessidades bancárias, além de efetuarem compras.

Essas possibilidades oferecem mais conforto e segurança.

Outros benefícios são:

Interação

As redes sociais para idosos são canais essenciais para promover a interação com familiares, amigos e grupos de pessoas afins, isso gera a sensação de pertencimento. 

Sem contar que plataformas como Facebook, por exemplo, possibilitam que eles tenham amigos mais jovens, da mesma idade e mais velhos, o que promove uma troca de experiências entre gerações.

Conhecimento

As redes sociais para idosos também possibilitam que eles se mantenham atualizados em relação ao grupo familiar e entre os amigos. 

A possibilidade do acesso a conteúdos educativos e orientativos estimula o raciocínio, além de desenvolver aprendizado e conhecimento. 

Lazer

As opções de lazer mudaram e tirar um tempo para enviar ou ver fotos, vídeos e mensagens pode ser um bom momento de relaxamento e descontração.

Existem plataformas, como o YouTube, que oferecem uma infinidade de possibilidades de lazer e entretenimento. 

Aproximação

Uma das finalidades das redes sociais, de modo geral, é aproximar as pessoas e ajudá-las a lidar com a saudade.

Esse é um dos principais benefícios delas para o público da terceira idade. 

A possibilidade de ver, ler e escutar um filho, neto ou qualquer outro parente e amigo promove o sentimento de estar perto e para o idoso isso é fundamental para evitar o sentimento de solidão. 

Cuidados importantes para o uso de redes sociais

Como todo usuário da internet e consumidor das redes sociais a terceira idade também precisa ter cautela.

Dentre os cuidados temos:

  • Atenção às tradicionais fake news.
  • Suspeitar de quem solicita o fornecimento de seus dados pessoais.
  • Controle do tempo que fica se online. 

Com esses cuidados básicos, a experiência será saudável e segura.

Quais as redes sociais ideais para idosos? 

Para escolher a rede ideal, é preciso considerar a facilidade de uso e qual é a usada pela maioria dos parentes e amigos. 

Como dissemos, o levantamento citado na introdução do nosso post, mostra que o WhatsApp talvez seja mais assertivo pela sua facilidade por ser o canal mais usado pelos idosos, seguido do Facebook.

Agora que você conferiu os benefícios das redes sociais para idosos, que tal continuar e leitura e conhecer sobre 5 aplicativos para a terceira idade que você precisa baixar


Home Care