Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Existe relação entre Alzheimer e poluição atmosférica?

A poluição sempre esteve ligada aos problemas de saúde, mas algumas pesquisas relacionam ela à demência e ao Mal de Alzheimer.

De forma geral, o ar poluído pode causar novas ou agravar doenças já existentes, principalmente as respiratórias, oculares e cardiovasculares, sendo que idosos e crianças são os mais afetados. 

No entanto, estudos realizados em vários países têm demonstrado que o ar poluído também pode comprometer o cognitivo das pessoas a ele expostas, principalmente as com mais idade. 

Continue lendo nosso post e saiba mais sobre os estudos e a relação entre Alzheimer e poluição atmosférica.

Existe relação entre poluição atmosférica e Alzheimer? 

Três estudos realizados em países diferentes sugerem que os agentes poluentes do ar podem causar deficiência cognitiva, demência e o Alzheimer.

O primeiro estudo foi realizado entre pesquisadores da China e dos Estados Unidos, que se reuniram para avaliar dados do país oriental.

Nesse estudo foi identificado que pessoas expostas por longo tempo à poluição do ar têm desempenhos em testes verbais e matemáticos prejudicados. O índice foi maior entre os idosos, principalmente os homens com menor grau de escolaridade.

A segunda pesquisa foi realizada em 75 consultórios médicos localizados na região de Londres, capital inglesa. 

Os pesquisadores analisaram mais de 130 mil adultos com idades entre 50 e 79 anos e identificaram entre os anos de 2005 a 2013 que as pessoas que vivem em lugares em que o ar é mais poluído tiveram maior risco de demência, inclusive Alzheimer. 

O terceiro aconteceu nos Estados Unidos entre pesquisadores da University of Southern California e a Harvard Medical School, em que 998 mulheres, entre 73 e 87 anos, foram avaliadas. 

Após testes cognitivos e ressonância magnética, a conclusão foi que as mulheres que foram expostas a ar mais poluído nos três anos anteriores apresentaram:

  • maior declínio no aprendizado,
  • encolhimento na região do cérebro que normalmente ocorre devido ao Mal de Alzheimer.

As três equipes que realizaram os estudos afirmam que acreditam que relação poluição x Alzheimer seja real, mas pode não ser a causa do declínio cognitivo.

Quais são os outros problemas que a poluição atmosférica causa?

Conforme já dissemos, idosos e crianças são os mais afetados pelo ar poluído. 

As crianças por ainda estarem desenvolvendo por completo o seu sistema imunológico e os idosos porque o organismo apresenta deficiências nos mecanismos de defesa. 

As doenças mais comuns causadas pelos agentes poluentes do ar são:

Problemas pulmonares

O ar, de forma geral, é composto por micro-organismos invisíveis como fungos, vírus ou bactérias, além de ácaros e outras substâncias poluentes que causam gripes, rinites, asma, entre outras doenças comuns.

No entanto, esses micro-organismos podem desencadear doenças pulmonares mais graves, como:

  • bronquite,
  • enfisema pulmonar,
  • pneumonia,
  • câncer de pulmão.

Problemas cardíacos

Problemas cardíacos também podem surgir em decorrência de agentes nocivos que estão no ar que respiramos.

Um deles é o AVC, Acidente Vascular Cerebral, entre outros problemas cardíacos.

Agentes poluentes podem vir a causar o entupimento de algumas veias e diminuir o nível de oxigenação do cérebro.

Morte prematura

Infelizmente, 7 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido aos gases nocivos existentes em maior quantidade no ar em algumas regiões. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, 97% das cidades dos países de baixa e média renda com mais de 100 mil habitantes não têm os níveis mínimos de qualidade do ar.

Para prevenir problemas com o ar poluído, o ideal é evitar ambientes sujos, empoeirados, com mofo, bolor e ficar o mais longe possível das grandes concentrações de automóveis, chaminés, e outros agentes poluentes das grandes metrópoles. 

No ambiente domiciliar, um equipamento de filtragem do ar é bem-vindo para os idosos e cardiopatas.

Agora que você sabe qual a relação entre Alzheimer e poluição atmosférica, que tal compartilhar o nosso post com seus amigos para divulgar a informação?


Home Care