Telefone (11) 3875-1424 | contato@masternursing.com.br

Serviços Home Care: 6 formas de como pode ajudar idosos

Muitas pessoas acham que os serviços Home Care nada mais é do que um serviço de cuidadores de idosos. Porém, ele vai muito além disso.

Com profissionais altamente qualificados e treinados, é possível ter os mesmos cuidados médicos no conforto do lar. Seja na prevenção ou tratamento de doenças, de baixa ou alta complexidade.

Conheça alguns dos serviços Home Care:

#1 Serviços Home Care contam com enfermeiros

O serviço mais conhecido do Home Care consiste na enfermagem para cuidados de pacientes de todas as idades, atuando na prevenção de doenças, tratamento e reabilitação do processo da saúde.

Os enfermeiros que prestam cuidado a domicílio também são responsáveis por prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e atuar junto ao paciente e seus familiares, considerando sua dimensão holística.

#2 Serviços Home Care possuem dentistas 

Para pacientes debilitados ou com restrições na locomoção, os serviços Home Care também oferecem dentistas com atendimento a domicílio para solucionar:

  • Emergências: eliminar a dor;
  • Prevenção: aplicação de flúor e selantes para garantir o bom estado dos dentes;
  • Dentística: eliminação da cárie e restauração dos dentes;
  • Endodontia: tratamento de canais;
  • Periodontia: remoção de tártaro e tratamentos gengivais;
  • Cirurgia: extrações simples e a retalho;
  • Prótese: confecção e conserto de próteses totais, fixas e removíveis;
  • Implantes: confecção de implantes osteointegrados.

#3 Serviços Home Care prestam alocação de equipamentos

Para que o tratamento tenha os melhores resultados possíveis, é necessário, muitas vezes, o auxílio e suporte de equipamentos especiais. Os mais comuns são: muletas, camas hospitalares, andadores e oxigênio medicinal.

A alocação desses equipamentos dão acessibilidade a aparelhos que facilitam seu dia a dia e o seu tratamento a domicílio.

#4 Serviços Home Care contam com terapeutas ocupacionais

A terapia ocupacional é o tratamento de doenças ou de sintomas através da realização de atividades aplicadas de forma indireta ou direta, física ou mental, ativa ou passiva, preventiva, corretiva ou adaptativa.

Ela tem como função trabalhar os déficits físicos, mentais e sociais, ou seja, toda e qualquer debilidade que dificulte ou ameace a funcionalidade do paciente. Tudo para evitar sua exclusão da sociedade.

Os princípios da terapia ocupacional são o desenvolvimento, educação, emoções, habilidades, organização do tempo, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, processos de facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas.

Tudo que possa gerar o maior grau de autonomia e independência de pacientes.

O terapeuta pode auxiliar o paciente na realização de tarefas simples, como levar alimentos a boca e escovar os dentes, ou nas mais complexas, como dirigir automóveis e outras coisas que necessitam de mais atenção e cuidados.

#5 Serviços Home Care oferecem fisioterapia

A fisioterapia estuda, avalia, previne e trata possíveis distúrbios do movimento. Na maioria dos casos, relacionados por traumas ou alterações do organismo, promovendo ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Algumas áreas de atuação da fisioterapia são:

  • Geriatria: estimula os músculos através de atividades que treinam a coordenação motora de pessoas idosas, evitando o enfraquecimento e atrofia.;
  • Obstetrícia: corrige alterações na postura e dores causadas pela gestação, minimiza edemas gestacionais através da drenagem linfática manual e prepara a gestante para o parto e pós-parto;
  • Neurologia: reabilita pacientes com distúrbios neurológicos que afetam as funções motoras com exercícios de restauração, resolvendo deficiências e aperfeiçoando padrões motores;
  • Ortopedia e Traumatologia: utiliza a cinesioterapia (terapia por movimentos) eletroterapia,crio e termoterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação sanguínea e diminuir dores de pacientes com fraturas, traumas, entorses e outros problemas;
  • Respiração: melhora a dinâmica da respiração e a distribuição de ar inalado no pulmão, removendo secreções e obtendo uma melhor função respiratória;
  • Reumatologia: melhora movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos;
  • Pediatria: utilização de métodos e técnicas próprias para o tratamento de problemas neurológicos e cardiorespiratórios em crianças.

#6 Um fonoaudiólogo pode prestar serviços Home Care

Os serviços de fonoaudiologia também merecem um destaque dentre os oferecidos pelo Home Care.

Além de funcionar como uma terapia da fala, estudando a comunicação humana e tratando distúrbios na fala de pacientes, trabalha também com distúrbios na alimentação, como a disfagia e outras dificuldades alimentares.

A fonoaudiologia reabilita pacientes neuropatas na área da linguagem, alimentação e deficientes auditivos. Também realiza exames audiométricos e funções de reabilitação de voz.

Tem alguma dúvida sobre os serviços oferecidos pelo Home Care? Quer solicitar algum deles? Entre em contato conosco!


Home Care